IX Momento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba - MAU-UFPB

O QUE É O MAU?

O Momento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba – MAU-UFPB é um evento anual sem fins lucrativos organizado pelos discentes junto ao Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo – CACAU-UFPB. Busca fomentar discussões participativas e democráticas acerca da temática proposta e inserida no campo da arquitetura e urbanismo. Tem sua estrutura dividida em atividades variadas planejadas de acordo com os respectivos eixos, organizadas em rodas de discussão, palestras, oficinas, vivências e congressos. Assim como a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo – FeNEA, o Momento tem por finalidade alcançar uma formação criativa, inovadora, solidária, coletiva, humana e comprometida com questões político-sociais objetivando ampliar a participação dos estudantes enquanto cidadãos pertencentes ao movimento estudantil e futuros profissionais.

TEMÁTICA

As cidades brasileiras foram historicamente construídas a partir da visão daqueles que detêm o poder – homens, brancos, ricos, heterossexuais – e são reflexos dos seus privilégios. Numa sociedade estruturada em raízes racistas, machistas e homofóbicas, diferentes grupos sociais são silenciados. Isso reflete na falta de oportunidade para aqueles que, apesar de não serem minoria em números, o são nos processos de tomada de decisões. As consequências são mercados de trabalho que privilegiam grupos dominantes, reverberando na construção de cidades excludentes. Diante da urgência de gerar cidades mais justas e acessíveis, é imprescindível assumir o compromisso de pensar a construção de espaços que contemplem a diversidade de corpos, vivências e necessidades. É preciso dar voz aos grupos historicamente silenciados, possibilitando a estes o exercício de seu papel político conforme a garantia do direito à cidade, à educação de qualidade e oportunidades de emprego. Desta forma, no IX MAU, abordamos a diversidade na arquitetura e urbanismo como temática a partir de discussões de gênero, raça e sexualidade, pautando a representatividade desses grupos no meio social, acadêmico e profissional. Nesse sentido, buscamos incitar reflexões e gerar debates, tendo como objetivo a promoção de equidade através do reconhecimento da existência desses grupos sociais e de sua produção intelectual enquanto arquitetes e urbanistas ao longo da história.

  • Título

    IX Momento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba - MAU-UFPB
  • Tipo

    Evento
  • Website

  • Organizadores

    Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba - CACAU-UFPB.
  • De

    20 de Novembro de 2019 08:00 AM
  • Até

    22 de Novembro de 2019 06:00 PM
  • Onde

    Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba.
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "IX Momento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba - MAU-UFPB" 09 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926231/ix-momento-de-arquitetura-e-urbanismo-da-universidade-federal-da-paraiba-mau-ufpb> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.