Casa Pátio / PAR Arquitectos

Casa Pátio / PAR Arquitectos - Mais Imagens+ 26

Lo Barnechea, Chile
  • Arquitetos: PAR Arquitectos; PAR Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  287
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Diego Elgueta
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Coggiola Mármoles, Ecowall, Eucasec, Trimble Navigation, Varvacoa
  • Arquitetos Responsáveis: Alvaro Cortés, Tomás Pardo
  • Equipe De Design: Francisco Cortés.
  • Engenharia: Jose Manuel Morales.
  • Cidade: Lo Barnechea
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Diego Elgueta

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com base na área do terreno, e para favorecer uma menor ocupação do terreno que permita uma maior área de pátio / jardim, define-se a distribuição da ordem em dois pavimentos, concentrando os espaços comuns de estar no térreo e áreas privadas em um segundo nível.

© Diego Elgueta
Corte F
© Diego Elgueta

De acordo com isso e em resposta ao reconhecimento de um terreno quase plano, com alta exposição à radiação solar, cercado por uma geografia montanhosa, típica da região nordeste da cidade de Santiago; foi desenvolvido como princípio o trabalhar um corpo superior de condição hermética, sob uma relação de apoio entre paredes e volume, na qual em sua projeção leste/oeste constrói distintas situações espaciais e gera uma relação de acesso e fechamento para a rua e o pátio interior central de pé-direito duplo - espaço hierárquico que ordena, desaloja e articula a resolução programática. 

© Diego Elgueta

Como complemento, o enquadramento é trabalhado com a presença de uma escada linear como elemento principal que acompanha a rota translúcida de transferência da casa, distribuindo e dando espacialidade ao circuito de circulação.

© Diego Elgueta
Corte B
© Diego Elgueta

Estruturalmente, o projeto é composto por um porão definido em paredes de concreto armado, sobre as quais repousa o volume superior; uma grade metálica de 400x50x4 que enquadra as bordas do retângulo; dentro do qual são gerados movimentos aleatórios dos corpos interiores que dão dinamismo, profundidade e movimento à expressão formal da casa.

© Diego Elgueta

Em relação às materialidades, foi privilegiado o uso de materiais naturais nobres, como mármore travertino, pedra local e madeira de eucalipto tratados com Cutek; elementos que dão ao projeto o calor necessário, em oposição aos elementos estruturais de concreto e aço que são de expressão neutra e fria.

© Diego Elgueta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pátio / PAR Arquitectos" [Casa Patio / PAR Arquitectos] 02 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926187/casa-patio-par-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.