Antony Gibbon projeta casa a partir de uma laje de concreto retorcida

Em uma experiência plástica com um material muito rígido, Antony Gibbon imagina um projeto residencial em que a casca externa de concreto se torce e deforma criando espaços habitáveis. Com um programa muito básico, a proposta é um convite para tensionar limites técnicos e libertar a imaginação.

Twine: Series One. Cortesia de Antony Gibbon Designs
Twine: Series One. Cortesia de Antony Gibbon Designs

Twine: Series One é um projeto que coloca em prática “uma série de formas orgânicas que se torcem e serpenteiam juntas para formar uma sequência de arcos que abrigam pequenos espaços interiores de vidro”, afirma o arquiteto. De fato, para criar um espaço residencial, a Antony Gibbon Designs divide o programa em 2 entidades. As áreas de estar e cozinha são integradas à primeira torção do concreto, onde a estrutura encontra o solo e forma uma unidade fechada. O segundo conjunto de torções abriga os quartos. A estrutura de concreto marca os limites entre um espaço e outro, sem o uso de qualquer sistema de divisão adicional.

Twine: Series One. Cortesia de Antony Gibbon Designs

Os espaços interior e exterior são contínuos, com apenas planos transparentes de vidro para dividir fisicamente os ambientes. O ritmo criado pela estrutura estabelece distinções espaciais que despertam a curiosidade do inquilino e do visitante.

Twine: Series One. Cortesia de Antony Gibbon Designs

O efeito escultórico do edifício define vistas especiais da paisagem. O desenho retorcido, por sua vez, resulta em algumas áreas planas na cobertura, onde estão instalados painéis solares e também uma banheira aquecida acessada opor uma escada de geometria semelhante à da laje. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Antony Gibbon projeta casa a partir de uma laje de concreto retorcida" [Antony Gibbon Twists Concrete in Twine: Series One] 12 Out 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926154/antony-gibbon-projeta-casa-a-partir-de-uma-laje-de-concreto-retorcida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.