Grafton Architects vence o prêmio RIBA Royal Gold Medal 2020

O Royal Institute of British Architects (RIBA) concedeu a Medalha Real de Ouro de 2020 ao escritório irlandês Grafton Architects. Outorgada pelo RIBA todos os anos, a Medalha Real de Ouro é a maior honraria concedida à um arquiteto ou escritório de arquitetura no Reino Unido. Tanto é verdade que, o vencedor do prêmio deve ser aprovado por Sua Majestade, a Rainha Elisabeth II. Reconhecendo a significativa contribuição do escritório irlandês para a prática da arquitetura no Reino Unido e no mundo, os responsáveis pelo prêmio chamaram à atenção para o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Gratton Architects ao longo das últimas décadas, principalmente por seus edifícios públicos excepcionais e a 'humanidade' de seus projetos.

Grafton Architects vence o prêmio RIBA Royal Gold Medal 2020 - Imagem 2 de 10Grafton Architects vence o prêmio RIBA Royal Gold Medal 2020 - Imagem 3 de 10Grafton Architects vence o prêmio RIBA Royal Gold Medal 2020 - Imagem 4 de 10Grafton Architects vence o prêmio RIBA Royal Gold Medal 2020 - Imagem 5 de 10Grafton Architects vence o prêmio RIBA Royal Gold Medal 2020 - Mais Imagens+ 5

Grafton Architects vence o prêmio RIBA Royal Gold Medal 2020 - Imagem 10 de 10
Cortesia de Grafton Architects

As co-fundadoras do Grafton Architects, Yvonne Farrell e Shelley McNamara, decidiram abrir seu escritório em 1978 na cidade de Dublin, e posteriormente - em 1992 - juntaram-se a elas os diretores de projeto Gerard Carty e Philippe O'Sullivan. Depois de mais de quarenta anos de atuação o escritório ainda carrega o mesmo nome em homenagem ao primeiro endereço da empresa, na Gratton Street no centro de Dublin. A capita irlandesa é uma cidade que influenciou profundamente a prática da dupla, as quais, através de seu esforço, ajudaram a construir ao longo de mais de quatro décadas. Durante os anos noventa, junto com mais sete outros escritórios de jovens arquitetos irlandeses - chamados de Grupo '91 - elas trabalharam incansavelmente no grande projeto de reurbanização do distrito de Temple Bar em Dublin, um dos mais importantes projetos públicos da capital.

Grafton Architects vence o prêmio RIBA Royal Gold Medal 2020 - Imagem 5 de 10
© Iwan Baan

Atualmente, o Gratton Architects está desenvolvendo uma série de importantes projetos, entre eles o The Marshall Building da London School of Economics (LSE); a Town House da Kingston University de Londres; o edifício da Faculdade de Economia da Universidade de Toulouse 1 Capitole; o edifício sede da Universidade Telecom do Institute Mines de Paris Saclay; o projeto da City Library & Parnell Square Cultural Quarter em Dublin, desenvolvido em parceria com a Shaffery Architects; e o novo QG do Conselho da Central de Energia Elétrica de Dublin, com a participação dos arquitetos da O'Mahony Pike; todos estes objetos de concursos públicos de arquitetura.

Grafton Architects vence o prêmio RIBA Royal Gold Medal 2020 - Imagem 8 de 10
© Paolo Tonato
Grafton Architects vence o prêmio RIBA Royal Gold Medal 2020 - Imagem 3 de 10
© Ros Kavanagh

Além do intenso dia-a-dia do escritório, os arquitetos associados da Gratton também lesionam em algumas das mais importantes universidades do país, além de desenvolverem projetos de curadoria e exposições ao redor do mundo. Em 2018, Farrell e McNamara foram responsáveis pela curadoria de nada mais nada menos que a Bienal de Arquitetura de Veneza, a mais importante bienal de arquitetura do mundo. 'Freespace', o mote da Bienal de 2018, procurava explorar a humanidade através da prática da arquitetura - um dos princípios mais elementares na vida e obra das duas arquitetas fundadoras do escritório Medalha Real de Ouro da RIBA de 2020.

Ao receber o comunicado de imprensa do prêmio, Yvonne Farrell e Shelley McNamara disseram: “Assim como todos os arquitetos e escritórios de arquitetura, todos aqui no Grafton Architects trabalham duro para que cada projeto seja o melhor, para que cada edifício que projetamos e construímos possa contribuir para a qualidade de vida das pessoas. Para todos nós, trabalhar com arquitetura é algo que nos deixa muito otimistas, pois além da oportunidade de antecipar o futuro, a arquitetura é uma profissão culturalmente relevante, porque construímos espaços para a vida do homem. Procuramos traduzir as necessidades e os sonhos das pessoas em formas construídas. Para nós, este prêmio é uma honra enorme que queremos compartilhar com todos nossos clientes, nossos parceiros e colegas de profissão - os antigos e os atuais -, e todos aqueles que nos ajudam a transformar idéias em realidade. Esta notícia chega em um ótimo momento, fazendo do dia de hoje um dos dias mais especiais e felizes de nossas vidas. Um sincero 'muito obrigado' a todos aqueles que participaram de alguma maneira nesta importante conquista.”

A Medalha Real de Ouro será entregue ao Grafton Architects pelo RIBA em uma cerimonia especial com data marcada para o início do próximo ano.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Grafton Architects vence o prêmio RIBA Royal Gold Medal 2020" [Grafton Architects Wins 2020 RIBA Royal Gold Medal] 09 Out 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926151/grafton-architects-vence-o-premio-riba-royal-gold-medal-2020> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.