Ginásio de Esportes / Atelier st

Ginásio de Esportes / Atelier st - Mais Imagens+ 11

Zwickau, Alemanha
  • Arquitetos: Atelier st; Atelier st
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Simon Menges
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Forbo Flooring Systems, Kalzip, Schüco, Trilux, Villeroy & Boch
© Simon Menges

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia do projeto busca solucionar o conflito arquitetônico entre o grande volume do novo complexo esportivo e os edifícios de pequena escala nas proximidades. Por outro lado, o novo edifício deveria ser incorporado à paisagem circundante existente, sem negar sua função de ginásio de esportes e clube esportivo.

© Simon Menges

Embora seja relativamente grande, o edifício dialoga bem com o entorno do terreno devido ao seu recuo na parte superior. Mesmo assim, formas precisas e materiais brilhantes permitem que o edifício se destaque com confiançacomo pavilhão esportivo.

© Simon Menges

A entrada principal, uma área coberta de proporções generosas no lado noroeste, dá ao edifício uma identidade única e também serve como uma pequena arquibancada para o campo esportivo adjacente. Aproveitando a forma de terraço da área, a maior parte do pavilhão é dividida em uma seção circunferencial inferior com o ginásio esportivo como peça central.

Planta Baixa
Corte

Além de honrar o princípio arquitetônico clássico de "a forma segue a função", a forma cúbica simetricamente estruturada do edifício se mistura com a área circundante naturalmente, como se sempre estivesse ali.

© Simon Menges

Tanto na direção longitudinal quanto na transversal, o novo edifício é desenhado simetricamente. O foyer se abre para o ginásio e o corredor de acesso transversal ao longo dele. A partir daqui, o próprio ginásio já é visível através de grandes janelas panorâmicas com nichos de assentos, oferecendo perspectivas interessantes. Do corredor, o caminho é curto para acessar todas as áreas funcionais do edifício.

© Simon Menges

Com base em uma grid construtivo econômico de 4,45m de comprimento e 4,60m de diâmetro, a estrutura de suporte do novo ginásio esportivo é uma construção de aço leve com vigas de aço.

© Simon Menges

Os painéis de alumínio perfurado (chapa perfurada) servem como "rainscreen", uma forma de revestir a fachada que permite a drenagem da água da chuva e a condensação produzida atrás da superfície do revestimento, por diferenças de pressão. Além disso, com ventilação natural ao redor do edifício, o sistema impede seu aquecimento nos meses de verão. Juntamente com as janelas de alumínio, a materialidade da fachada (alumínio anodizado) reduz os custos de manutenção do edifício.

© Simon Menges

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Marchlewskistraße 1, 08062 Zwickau, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ginásio de Esportes / Atelier st" [Two - Field Sportshall / Atelier st] 10 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925875/ginasio-de-esportes-atelier-st> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.