CUBITO©: protótipo de arquitetura modular, híbrida e desmontável

AtelierVivo é um coletivo de design-build (Desenho-construção) fruto da parceria entre O Norte – Oficina de Criação e os arquitetos Michael Philips e Natan Nigro. Desde 2014, vem desenvolvendo diversas ações pedagógicas por meio de intervenções urbanas através de cursos ministrados por profissionais experientes nas áreas de arquitetura, design, artes plásticas e construção. Nosso mais recente desafio foi a criação, registro e materialização de um protótipo de arquitetura batizado de Cubito©.

Cortesia de AtelierVivo

O Cubito© é um protótipo cúbico experimental de arquitetura modular, híbrida e desmontável com 2.5 m de lado. Uma de suas maiores premissas é a flexibilidade pois, sendo modular, o projeto pode ser acoplado e arranjado em mais de um módulo a partir das necessidades do cliente. O Cubito© também oferece flexibilidade social, uma vez que é pensado para suprir demandas de espaço de qualidade tanto para clientes que normalmente não acessariam o serviço de arquitetos, bem como para clientes que podem acessar estes serviços. Inicialmente pensado em madeira, o módulo básico de 2.5m x 2.5m x 2.5m é aparafusado e pode ser desenvolvido em diferentes tipos de material para a estrutura, fechamentos, piso e coberta. O sistema construtivo pré-fabricado com montagem por encaixe e aparafusamento permite o desenvolvimento de uma obra limpa, rápida e que pode ser facilmente reproduzida em quantidade.

Cortesia de AtelierVivo

O pouco peso e os painéis de fechamento gerando rasgos e peitoris ventilados, permitem constante troca de ar garantindo uma performance ambiental de alta qualidade.

Eixo pedagógico AtelierVivo

Pedagogia do Canteiro (ou Pedagogia da realidade): Aproximação às questões e desafios reais

Na preocupação de produzir arquitetura a partir da imersão de pessoas de diferentes backgrounds em um canteiro de obras, a intervenção materializa o Cubito© por uma pedagogia do canteiro ou uma pedagogia da realidade, ou seja, uma sequência de ações ‘mão na massa’ no canteiro de obras (construindo o protótipo) seguidas por reflexões coletivas sobre as consequências dessas mesmas ações. A abordagem acolhe a diversidade de público (estudantes, profissionais) e valoriza suas contribuições tanto na produção de ideias como na materialização das mesmas. O processo de Design-build (Desenho-Construção) empodera os participantes pela vivência de toda a cadeia da produção de arquitetura, desde a concepção (design) à materialização da ideia (construção) e o retorno ao design após reflexões trazidas pelo enfrentamento do projeto com a realidade. 

Cortesia de AtelierVivo

O Desenho: Simplicidade para impactar, transformar e comunicar a partir de ações e ideias simples

No processo pedagógico do AtelierVivo, as limitações de recursos materiais para a compra de materiais de construção definem a essência do design e a experimentação responsável é base para a criação de uma arquitetura de qualidade. Nesse processo, o desenho é indissociável da construção e vice-versa. Assim, há uma busca incessante por soluções impactantes, inovadoras, duráveis, adaptáveis, conectadas com os usuários, de bom desenho e fácil execução, pois em Design-Build a construção não é terceirizada. Além disso, o caráter artesanal do Cubito© traz vida real ao design que nasce de parâmetros bastante limitados de tempo e dinheiro.

Cortesia de AtelierVivo

Articulações: Reposicionamento do arquiteto frente à coletividade

A ação permitiu o intenso convívio entre os participantes, criou laços de amizade e confiança e resultou em um entendimento mais profundo do contexto material e imaterial de um canteiro de obras. Com isso, a intervenção se revelou exitosa, pois a interatividade foi ferramenta fundamental para alcançar este nível de acerto e criar um ambiente de aprendizagem coletiva. O eixo pedagógico da ação buscou o equilíbrio entre a prática educativa e as metas de execução de obras dentro das solicitações do projeto do Cubito©. 

Cortesia de AtelierVivo

Inclusão: Incentivo à participação e empoderamento dos atores

O workshop foi desenhado para permitir a troca de saberes entre estudantes/profissionais/curiosos das áreas de arquitetura, design, artes e outras áreas. A ação respeita os diferentes níveis de experiência dos participantes e coloca-os diante de desafios que envolvem a inserção e participação individual no processo de criação, planejamento e construção onde a ferramenta do desenho é a liga entre todos os atores e etapas do processo.

Cortesia de AtelierVivo

Ficha Técnica

  • Produção Executiva e Coordenação Geral: AtelierVivo | O Norte - Oficina de Criação
  • Colaboração: Diego Beja Inglez de Souza 
  • Estagiário: Ivison Guedes
  • Participantes: Ana Pedrosa, Bianca Oliveira, David Maciel, João Wanderley, Josias Ribeiro, Julia Lumack, Larissa Fonseca, Lucas Lucena, Matheus de Araújo, Rafael Rangel, Victoria Sampaio, Yuri Nascimento 
  • Agradecimentos: Rodrigo Cândido (Fotografia), Pedro Sá e Hugo Bresani (Coletivo Chão), Lucas Izidório (Coletivo Massapê)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "CUBITO©: protótipo de arquitetura modular, híbrida e desmontável" 03 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925771/cubito-c-prototipo-de-arquitetura-modular-hibrida-e-desmontavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.