Residência-Gro / Atelier Bertiga

© Mahadiyanto & Jhony Kristian Hutapea

Residência-Gro / Atelier Bertiga - Mais Imagens+ 31

© Mahadiyanto & Jhony Kristian Hutapea

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência é um processo de projeto para encontrar a solução em uma área tão pequena na qual o usuário possa se desenvolver sem precisar de mais espaços e salas, dependendo do orçamento futuro. Na primeira fase da construção, a casa foi feita para fornecer todos os espaços e salas que o usuário necessitava com a intenção de se preparar para a segunda fase da construção usando as estruturas existentes. A estrutura principal em aço permitiu que a casa crescesse facilmente com alguns benefícios para a construção, por exemplo, poderia receber uma customização aplicando parafusos e sistema de solda para formar uma junta para a futura construção na segunda fase, dependendo de como o usuário quiser com base no que, onde e como os espaços seriam construídos.

© Mahadiyanto & Jhony Kristian Hutapea
© Mahadiyanto & Jhony Kristian Hutapea

A edificação possui aproximadamente 76 m² de área com sistema estruturado de três pavimentos na primeira fase. Ela consiste em 2 dormitórios, 2 banheiros, uma cozinha, uma sala de estar e jantar, garagem para 2 carros, um terraço e um jardim lateral. Para a próxima fase, haverá também área de depósito sob escada, um açude com peixes na frente, um estúdio e uma sala de jogos no segundo andar, 2 dormitórios para crianças no sótão e um estúdio de trabalho acima da garagem.

Planta 01
Corte 01

Também fizemos um dever de casa explorando os materiais que usamos para construir esta edificação. Usar os materiais onde raramente são aplicados é uma das opções, por exemplo, a utilização de betume no exterior das paredes e a madeira compensada no interior da casa. Também existem paredes de tijolos à vista com acabamento em tinta branca para economizar na aplicação do cimento. Poderíamos encontrar muitas aplicações de compensado nesta casa, principalmente na escada, no piso da sala do escritório, na parede, no teto, nas portas e em alguns móveis. A madeira compensada foi utilizada, não só porque é fácil de construir, também por ser mais barata e economizar mais tempo a construção.

© Mahadiyanto & Jhony Kristian Hutapea
© Mahadiyanto & Jhony Kristian Hutapea

Esta residência foi projetada com sistema de ventilação cruzada para manter o fluxo de ar de norte a sul, usando a parte posterior da área ao lado do campo de arroz para maximizar a circulação de ar. É possível também encontrar uma grande abertura na área oeste da casa, levando ao jardim lateral facilitando ainda mais a circulação de ar dentro da casa.

© Mahadiyanto & Jhony Kristian Hutapea

A posição de cada ambiente não foi apenas pensada para que fossem acessados com facilidade pela área externa, mas também com abertura suficiente para permitir a entrada de luz natural para que não seja necessário acender as luzes à tarde.

© Mahadiyanto & Jhony Kristian Hutapea

O conceito do projeto pode ser uma solução alternativa para aqueles que desejam construir uma casa com um orçamento específico em um terreno pequeno, mas ainda mantêm a ideia de "o que realmente precisamos". Este conceito é muito adequado para as gerações jovens por causa do estilo de vida minimalista que elas mantêm, para que construam apenas os espaços que precisam em primeiro lugar mas, ao longo do tempo, possam facilmente adicionar mais ambientes à casa . A residência está crescendo juntamente com eles. Esperamos que no futuro e esse conceito se espalhe e se desenvolva. 

© Mahadiyanto & Jhony Kristian Hutapea

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência-Gro / Atelier Bertiga" [Gro-House / Atelier Bertiga] 07 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925756/residencia-gro-atelier-bertiga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.