Casa Raízes / Triplex Arquitetura

Casa Raízes / Triplex Arquitetura

Casa Raízes / Triplex Arquitetura - Mesa, Sofá, Janela, Iluminação, Viga, DormitórioCasa Raízes / Triplex Arquitetura - VigaCasa Raízes / Triplex Arquitetura - Viga, Janela, PátioCasa Raízes / Triplex Arquitetura - Mesa, Sofá, VigaCasa Raízes / Triplex Arquitetura - Mais Imagens+ 14

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Felipe Araújo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Casa Moysés, Casual Móveis, Cinex Inovação e Emoção, Construflama, Coral, Deca, Dell Anno D&D, Dpot Obejtos, Firma Casa, Palimanan, Uniflex, Érea
Casa Raízes / Triplex Arquitetura - Sofá, Mesa, Viga
© Felipe Araújo

Descrição enviada pela equipe de projeto. As arquitetas criaram a Casa Raízes, o refúgio de uma mulher moderna que resgata a forma de morar simples valorizando o que é realmente necessário Adriana A. Helú Hawilla, Carolina Oliveira e Marina Torre Lobo participam pela terceira vez da CASACOR São Paulo, que esse ano tem o tema a Casa Viva, com um espaço versátil e adaptável às novas formas de desfrutar o convívio.

Casa Raízes / Triplex Arquitetura - Viga, Janela, Pátio
© Felipe Araújo

Com essa proposta e buscando trazer para o morar de hoje um projeto com uma atmosfera de refúgio, as profissionais criaram uma casa de campo de 115m², “esconderijo” de uma mulher bem-sucedida, esposa e mãe, que necessita se desconectar do mundo moderno para recarregar as energias e desempenhar todas as suas tarefas. As arquitetas comemoram seus 10 anos de escritório neste ano e escolheram a CASACOR 2018 para brindar essa trajetória de trabalho e conquistas. O espaço é uma casa e terá localização especial, será a primeira do circuito da mostra, por isso, o trio se empenhou em fazer uma ambientação energizante e que realmente dê as boas-vindas ao público sendo uma agradável surpresa.

Casa Raízes / Triplex Arquitetura - Mesa, Sofá, Janela, Iluminação, Viga, Dormitório
© Felipe Araújo

A Casa Raízes é o lar, o jardim é o laboratório de ideias, lugar para buscar inspirações, mas o ponto mais relevante, é que é ali que ela se conecta com o que realmente importa – estar na presença da família e amigos, ter momentos de contemplação da natureza, permitir o autoconhecimento, ou mesmo se dedicar ao que lhe dê prazer.

Casa Raízes / Triplex Arquitetura - Viga
© Felipe Araújo

O clima é de uma cabana contemporânea e árida e quem passar por lá poderá ver muito do estilo das três profissionais e seus mundos como mães, esposas, mulheres e empreendedoras. É uma homenagem à mulher, sem clichês femininos, e que ressalta a sua força e a posição que ocupa hoje na sociedade, sendo multi-tarefas. O resultado é um projeto cheio de referências pessoais e profissionais, uma viagem emocionante pelos 10 anos.

Casa Raízes / Triplex Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira, Viga, Pátio, Aido
© Felipe Araújo
Casa Raízes / Triplex Arquitetura - Imagem 16 de 19
Planta
Casa Raízes / Triplex Arquitetura - Mesa, Sofá, Viga
© Felipe Araújo

Elementos preciosos invadem cada canto, assim como a playlist selecionada e o cheirinho de capim limão nos ambientes que com a sua fragrância perfuma e acalma, oferecendo um momento de verdadeiro bem-estar e relaxamento. A seleção das obras de arte e a composição dos quadros contam a trajetória das arquitetas. A escultura de Túlio Pinto tem a brutalidade da viga metálica contrapondo com a leveza do vidro soprado, brincando assim com o equilíbrio da peça. Outro destaque são as obras de Mira Schendel. “Nesse espaço é onde nos encontramos por inteiro, um resgate da forma simples de viver, valorizando a estética das peças, onde o bruto, o natural e o rústico convivem em perfeita harmonia, com peças de design assinado, peças garimpadas e de antiquários, obras de arte e mobiliário importado”, sintetiza Adriana A.Helú Hawilla.

Casa Raízes / Triplex Arquitetura - Janela, Mesa, Cama, Dormitório
© Felipe Araújo

Para Triplex Arquitetura, a questão da sustentabilidade já deixou de ser um diferencial e passou a ser o ponto de partida para a execução do trabalho. Por isso, na CASACOR se preocuparam em ter parceiros com produtos que seguissem essa filosofia. Na Casa Raízes, a integração dos ambientes internos e externos permite a exploração da luz e da ventilação natural. No teto, vigas de eucalipto da Hydrotech, sustentam as placas tramadas manualmente fio a fio, criando um desenho geométrico, da Nani Chinellatto.

Casa Raízes / Triplex Arquitetura - Mesa, Bancada, Cozinha, Viga
© Felipe Araújo

No piso, madeira de carvalho europeu e portas pivotantes, ambos da Hydrotech e tapete de fibra de juta, 100% biodegradável, reciclável e eco-friendly, da Galeria Hathi. Os tecidos de alto padrão de qualidade e design com matérias-primas recicladas sustentáveis, da EcoSimple é um convite para relaxar. A rusticidade dos materiais, como as pedras aplicadas nas paredes, encontra aconchego na produção cheia de detalhes e elementos especiais.

Casa Raízes / Triplex Arquitetura - Cadeira, Viga, Pilar, Pátio
© Felipe Araújo

Para os espaços que são todos integrados o trio escolheu uma estante para delimitar o living do dormitório. A produção da estante ficou por conta do paisagista Daniel Nunes e claro, as estrelas são as plantas, uma variedade de temperos como erva-cidreira, hera e alecrim. É dele também a assinatura do paisagismo de todo o espaço que recebeu vasos limpos - sem adornos, na cor terracota e com design atemporal. As espécies que predominam são capim ornamental e alecrim australiano.

Casa Raízes / Triplex Arquitetura - Imagem 11 de 19
© Felipe Araújo

Perfeitamente integrado com a natureza, a Casa Raízes, foi presenteada com uma araucária já existente no espaço. A espécie é conhecida por captar boas energias e foi o ponto de partida do conceito do projeto. As arquitetas desenharam a mesa que envolve a árvore e a sua execução ficou por conta da Mollo Furniture, dando a ela a importância que merece. Troncos petrificados e pufes com fios coloridos tramados fazem parte da decoração, deixando o espaço rústico e arrojado, ambos da Nani Chinellatto.

Casa Raízes / Triplex Arquitetura - Tijolo, Viga
© Felipe Araújo

O design nacional aparece no banco do Gustavo Bittencourt e no par de poltronas, do designer Sérgio Rodrigues, do Antiquário Herrero. O artesanato está presente na luminária da Itens, feita em capim dourado assinada pela designer Ana Neute, e nos patuás que servem como joias para casa, compostos por cristais, figa e pedras, assinados pela designer Camila Cutolo. Produtos artesanais, cestas de palha, manta, cachepots de crochê, cerâmicas feitas à mão, mesa de centro de ladrilhos pintados um a um, do Studio Passalaqua e peças indígenas, do Ponto Solidário, são o mix de garimpo que ajuda a contar a história da casa. A cozinha gourmet, onde toda a família se reúne, foi executada pela Dell Anno D&D com exclusividade para cabana, a bancada de granilite na cor terracota agrega beleza e praticidade para o dia a dia.

Casa Raízes / Triplex Arquitetura - Mesa, Madeira, Bancada, Viga, Tijolo, Janela
© Felipe Araújo

Todo o ambiente segue uma paleta de tons da natureza que variam entre os terrosos e verdes. A escolha das cores, a luminosidade do espaço e os materiais que o revestem criam uma atmosfera de bem-estar, aconchego e descontração – daqueles lugares que a gente entra e não quer sair.

Casa Raízes / Triplex Arquitetura - Mesa, Cadeira, Tijolo, Janela
© Felipe Araújo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Raízes / Triplex Arquitetura" 12 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925629/casa-raizes-triplex-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.