Álvaro Siza inaugura pavilhão revestido de papel alumínio em Xangai

Álvaro Siza, possivelmente o arquiteto português mais reconhecido mundialmente, inaugurou seu Pavilhão para a marca de móveis CAMERICH, em Xangai, na 44ª Feira Internacional de Mobiliário da China (CIFF 2019). Revestido de papel alumínio, o projeto apresenta volumetria intrincada e planta bastante irregular, quase biomórfica, fazendo lembrar algum animal - "um tamanduá, um elefante ou talvez o gato que habita o escritório de Siza", sugere António Choupina, consultor do projeto.

Siza Pavilion. Image Cortesia de Camerich

Em severo contraste com a materialidade exterior - feita de lã mineral e revestimento de papel alumínio -, os interiores do pavilhão trazem à memória os espaços internos de outras obras museográficas de Siza. Superfícies brancas, iluminação difusa, piso de madeira e ausência de ornamentação compõe os espaços para a exibição de cadeiras, mesas, sofás, luminárias e outros móveis produzidos pela empresa CAMERICH.

Siza Pavilion. Image Cortesia de Camerich

Com 715 metros quadrados, a escala do pavilhão contrasta muito com a dos demais projetos que Siza vem desenvolvendo nos países asiáticos, em especial a China e Coreia do Sul. Fazem parte da lista de obras recentes do mestre português o Edifício sobre a Água, o Saya Park, o Mausoléu Chia Ching e o Museu Chinês da Coleção de Design da Bauhaus, todas desenvolvidos em parceria com o escritório do arquiteto Carlos Castanheira.

Siza Pavilion. Image Cortesia de Camerich

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Álvaro Siza inaugura pavilhão revestido de papel alumínio em Xangai" 27 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925565/alvaro-siza-inaugura-pavilhao-revestido-de-papel-aluminio-em-xangai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.