Refúgio do Forte / M100 Arquitetura

Refúgio do Forte / M100 Arquitetura - Cadeira, VigaRefúgio do Forte / M100 Arquitetura - Viga, CorrimãoRefúgio do Forte / M100 Arquitetura - Janela, BancadaRefúgio do Forte / M100 Arquitetura - Mesa, CadeiraRefúgio do Forte / M100 Arquitetura - Mais Imagens+ 18

Salvador, Brasil
  • Arquitetos: M100 Arquitetura; M100 Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gabriela Daltro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artefacto Brasil, AutoDesk, Bontempo, Castelatto, CinexArch, Demuner, Google, Kohler, Placo, Portobello, Saint-Gobain, Sollos - Jader Almeida, Tidelli
  • Equipe De Projeto: Cristiana Fonseca, Lucas Morais, Yago Lopes, Luiza Torres
  • Clientes: Casas Conceito 2019
  • Engenharia: M100 Obras
  • Paisagismo: Florando Paisagismo
  • Arquitetxs Responsáveis: Bruna Milcent, Fernanda Milcent e Renan Saturnino
  • Cidade: Salvador
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Refúgio do Forte / M100 Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Gabriela Daltro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trazendo uma linguagem praiana, que valorizasse ao máximo a vista para baía de todos os santos, os profissionais do escritório M100 Arquitetura, buscaram inspiração em Praia do Forte, localizada no litoral norte da Bahia. As escolhas dos arquitetos baseiam-se no conceito de um Home Family praiano, local para se reunir com a família, receber amigos, preparar bons pratos, celebrar as coisa boas da vida e viver momentos inesquecíveis. Foram definidos para esse projeto três pilares de sustentação: funcionalidade, estética e bem-estar.

Refúgio do Forte / M100 Arquitetura - Cadeira, Viga
© Gabriela Daltro
Planta
Refúgio do Forte / M100 Arquitetura - Cadeira
© Gabriela Daltro

Buscando fomentar as riquezas naturais da região, o escritório buscou trazer materiais simples que agregassem valores afetivos e que ficassem marcados na memória das pessoas que por ali passassem. Com isso, foram utilizados no projeto materiais como: Talisca de Palha de dendê, pedras naturais, tapeçarias de materiais orgânicos, madeira e cerâmicas, elementos abundantes na região. Para favorecer a vista da Baía de Todos os-Santos, o escritório optou pela utilização de esquadrias constituídas por esquadrias em madeiras de grapia, possibilitando assim um maior conforto térmico interno no ambiente.

Refúgio do Forte / M100 Arquitetura - Bancada, Mesa, Cozinha, Viga
© Gabriela Daltro

Trazer a natureza para o ambiente foi um dos pré-requisitos dos arquitetos, durante a concepção do projeto, os tons de verde estão presentes no quartzito branco Casanova, dos vidros e laca aplicados na marcenaria, nas obras de arte que em conjunto possibilitam a trazer todo charme e sofisticação para o projeto. Valorizar os artistas locais também foi uma das premissas na escolha das obras de arte, com isso, contamos com a curadoria de arte da PenaCal Galeria, as escolhas foram por fotografias da série Barro e Pele, de Guto Esteves, nanquins de Maria Kruschewsky e uma obra de arte em homenagem ao artista baiano Caribé, completamente exclusiva, esculpida em parede de alvenaria, do artista plástico Gustavo Maciel.

Refúgio do Forte / M100 Arquitetura - Bancada, Tijolo
© Gabriela Daltro

A iluminação, projetada para criar cenas no ambiente foi utilizada de forma que pudesse valorizar cada material e objeto, utilizando luminárias de sobrepor com fachos de luz direcionáveis e fitas de led embutidos na marcenaria possibilitando uma luz indireta e aconchegante. O grande destaque fica para o pendente Bis, do design brasileiro Jader Almeida. Tendo um pé direito de 3.20, foi utilizada uma estante flutuante na parte de cima da ilha da área gourmet para romper a escala de altura no ambiente.

Refúgio do Forte / M100 Arquitetura - Bancada, Mesa, Madeira, Cozinha, Iluminação
© Gabriela Daltro

No mobiliário os profissionais buscaram peças no qual imprimissem sofisticação, sem perder a proposta de utilizar materiais que vangloriasse as belezas da arquitetura brasileira, com isso, a Artefacto Brasil e a Artefacto Beach&Country, lhes deram todo o suporte com sua escolha especial de mobiliários. Além disso, a Tidelli se fez presente com o balanço Kauai todo feito em corda naval, posicionado de forma que pudesse contemplar todas as belezas naturais da Baía de todos os Santos.

Refúgio do Forte / M100 Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira
© Gabriela Daltro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio do Forte / M100 Arquitetura" 26 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925469/refugio-do-forte-m100-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.