PH José Mármol / Estudio Yama

PH José Mármol / Estudio Yama - Mais Imagens+ 16

Boedo, Argentina
  • Arquitetos: Estudio Yama; Estudio Yama
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  110
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acier, Blangino, Moltrasio
  • Equipe De Projeto: Juliana de Lojo, Ainoha Mugetti
  • Gerenciamento E Execução De Obra: Estudio Yama, Pablo Giterman
  • Paisagismo: Camila Giterman
  • Arquitetas Responsáveis: Juliana de Lojo, Ainoha Mugetti
  • Cidade: Boedo
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Javier Agustín Rojas

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa chorizo, original do período entre o final do século XIX e início do XX é uma das construções mais características de Buenos Aires. Trata-se de uma tipologia que apresenta um desafio para os parâmetros atuais do habitar, já que sua distribuição original de cômodos consecutivos costuma impedir a iluminação natural e ventilação de alguns ambientes.

PH José Mármol, como a maioria dessas casas, já havia atravessado duas reformas que pretendiam resolver necessidades iminentes de seus habitantes.

© Javier Agustín Rojas
© Javier Agustín Rojas

Este novo projeto surgiu inicialmente do desejo do cliente de gerar um espaço na casa para praticar yoga, além da necessidade de resolver algumas patologias pontuais. No entanto, compreendemos que a instância de obra significava uma oportunidade para, através de algumas poucas operações estratégicas, transformar a casa em sua totalidade.

© Javier Agustín Rojas

A partir da valorização do pátio existente e do desenho de um novo pátio no pavimento superior, redefiniu-se as funções dos ambientes ao redor de espaços externos contidos e projetados para complementarem os internos.

© Javier Agustín Rojas
© Javier Agustín Rojas

A sala de yoga foi pensada como um espaço flexível: um plano de trabalho uniforme em madeira e um plano de luz filtrada pelas persianas de chapa micro-perfurada.

No pavimento superior, anteriormente dividido por um corte entre pisos, se unificou o espaço utilizando materiais e cores neutras, e uma pavimentação única de calcário com um desenho protagonista localizado no centro, como um grande carpete que dá suporte para a convivência de diferentes situações de uso.

© Javier Agustín Rojas
© Javier Agustín Rojas

Buscou-se também valorizar a construção original editando as marcas acumuladas das intervenções anteriores, como tetos suspensos, janelas de alumínio e pisos flutuantes, dando protagonismo a materiais tradicionais como o tijolo, as estruturas de ferro e os piso de granito, mas repensados a partir de uma linguagem atual.

© Javier Agustín Rojas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "PH José Mármol / Estudio Yama" [PH José Mármol / Estudio Yama] 07 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925370/ph-jose-marmol-estudio-yama> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.