Entrada Estação Intermodal de Palma / Joan Miquel Segui

Entrada Estação Intermodal de Palma  / Joan Miquel Segui  - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Joan Miquel Seguí; Joan Miquel Seguí
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  270
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Arquiteto Responsável: Joan Miquel Seguí
  • Clientes: Consorci de Transports + Serveis Ferroviaris de Mallorca
  • Colaboradores: Magdalena Melis, Guiem Bauça (técnicos)
  • Cidade: Palma
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova entrada para a Estação Intermodal de Palma, originalmente construída em 2007 na Plaza de España, foi erguida onde já existia o acesso anterior à estação ferroviária.

© Adrià Goula

O principal acesso à Estação Intermodal foi produzido por escadas que desciam em direção ao centro da estação, com o inconveniente de eventuais inundações - devido à sua condição de "funil" em direção à infraestrutura subterrânea -, inconveniente para os passageiros em dias ensolarados ou com chuva, além dos reparos constantes nas escadas rolantes por sofrerem com o mau tempo.

© Adrià Goula

A intervenção concentra-se em dois aspectos: abranger o acesso à estação ferroviária e rodoviária intermodal de Palma de Maiorca por meio de uma cobertura plana e enfatizar a localização dessa entrada por meio de uma torre de informações, uma vez que está parcialmente oculta entre dois edifícios existentes.

© Adrià Goula

A proposta executa uma ação simples, formando um volume composto por uma trama cerâmica que envolve a transformação mínima do ambiente, enfatizando a entrada. Simultaneamente, protege o acesso da estação da entrada de água e supõe a manutenção mínima da mesma, graças à sua materialidade simples.

Plantas

O início da trama de elementos vazados está alinhado com a borda dos edifícios existentes, criando um diálogo formal que complementa a relação cromática e material entre a nova cerâmica e os edifícios antigos.

© Adrià Goula

As peças de cerâmica foram projetadas e criadas especificamente para o telhado, trabalhando em conjunto com a empresa “Freehand Ceramics” e a fábrica Ferres Ceramics.

© Adrià Goula

As peças têm dimensões de 12x24x12cm e são compostas por uma diagonal que permite sua colocação em ambas as direções, podendo criar padrões diferentes.

O novo telhado resolve o encontro com o pavimento existente, incorporando uma faixa de painéis compostos, semelhantes aos existentes, juntamente com uma grade de vidro, que recupera a visão dos jardins do parque das estações, localizados na parte posterior do acesso.

© Adrià Goula

Uma praça é criada em frente ao telhado, marcada pela torre de informações, que pode ser vista de qualquer lugar da Plaza de España. A torre é revestida com o mesmo material da entrada existente. Na faixa que coincide com a trama do telhado, também são colocadas peças de cerâmica com as mesmas características.

© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Palma, Ilhas Baleares, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Entrada Estação Intermodal de Palma / Joan Miquel Segui " [Entrada a la Intermodal de Palma / Joan Miquel Segui ] 25 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925341/entrada-estacao-intermodal-de-palma-joan-miquel-segui> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.