Residência La Bodega / Eleva Arquitectura

Residência La Bodega / Eleva Arquitectura - Mais Imagens+ 26

Puertecillo, Chile
  • Arquitetos: Eleva Arquitectura; Eleva Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  145
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Javiera Ortiz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acenor, Baldosas Cordova, Dap Ducasse, Led Studio, Saffco
  • Construção: Construcciones Eleva
  • Iluminação : Eleva Arquitectura
  • Arquitetos Responsáveis: Andrea Jarpa, Joaquín De Undurraga
  • Cidade: Puertecillo
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Javiera Ortiz

"Um lugar multidisciplinar, lúdico e acima de tudo único" ... Esse era o sonho de seu dono, que sempre se propôs a ir além de uma proposta tradicional.

© Javiera Ortiz

Objetivo e linha de ação

Como anexo de uma casa localizada na cidade de Puertecillo, a Bodega é, originalmente, um espaço destinado a lazer, festas, encontros sociais e familiares, onde a praia e o surf são a alma do local. Assim, Eleva foi contratado com um de seus primeiros projetos, onde pretendia criar um local que convidasse a comunidade, por isso, foi proposta uma arquitetura que rompesse com o espaço funcional através da criação de uma atmosfera múltipla reconfigurada de acordo com seu uso. 

© Javiera Ortiz

O desafio de conectar três ambientes paralelos; um terraço ao ar livre, uma habitação e uma garagem sugere a construção de dois volumes que dialogarão e trabalharão juntos.

© Javiera Ortiz

Um dos volumes teve de receber calefação, já que seria habitado o ano todo, enquanto o outro, para reduzir custos, foi criado em estrutura leve, sem isolamento, aberto e ventilado.

© Javiera Ortiz

O encontro entre esses dois é onde nasce a morfologia do projeto, que responde ao principal conceito arquitetônico utilizado: a interseção volumétrica, onde tudo acontece e os espaços são transformados.

© Javiera Ortiz

Funcionamento e composição volumétrica

O primeiro volume, que abriga um dormitório, uma sala de estar e um bar destaca-se por um envoltório rígido construído com imponência e personalidade para se proteger do forte vento sul da costa chilena, através de uma grande parede que chega ao chão como uma concha.

Planta

Através da dobra e da inclinação de sua fachada, ele abraça e contém o segundo volume de menor escala, permitindo a passagem do ar e da luz, articulando caminhos e espaços de permanência.

Elevação Sul - Leste

Neste segundo volume é onde o atípico acontece; um deck elevado em pilares inclinados - em resposta ao gesto e à forma do projeto total - cria um pavimento livre composto por churrasqueira, oficina e uma vitrine de equipamentos de surf e windsurf com uma coleção de pranchas e mastros, todos ligados diretamente a uma área de serviço e a um vestiário aberto como parte do ritual do surf.

Axonométrica

Estratégias construtivas

Para fechar e abrir esses limites pré-estabelecidos e procurar a interação temporal entre os espaços é que os planos móveis foram projetados alcançando aberturas amplas e dinâmicas com intenção: a habitação como núcleo central está relacionada transversalmente aos outros dois espaços. Por um lado, ela se conecta à garagem desmontando cinco painéis encaixados entre si, uma área que convida a iniciar a rota exterior-interior atravessando um portão deslizante em ferro e madeira. Por outro lado, encontra o exterior por meio de uma grande janela feita de alumínio e vidro que desliza em seu próprio eixo, interpondo e cruzando planos para alcançar a máxima abertura e uma fusão total entre as três áreas.

© Javiera Ortiz

Como complemento à amplitude, você pode acessar qualquer compartimento adjacente a ela por portas deslizantes, todas feitas em obra, escondidas dentro de paredes de madeira, a estrutura principal da Bodega. Com o desafio de suportar grandes vãos, são formuladas vigas e pilares de aço cujos fixadores em placas e parafusos são galvanizados a quente antes da instalação para impedir a entrada de ferrugem na estrutura.

© Javiera Ortiz

Assim como a materialidade, os elementos arquitetônicos e a estrutura desempenham papel fundamental no desenvolvimento da obra, o mesmo ocorre com os móveis, catalogados como componentes estruturantes do espaço em habitações modernas. Foram feitos móveis de madeira ornamentais e funcionais, todos presentes como paredes, divisórias ou objetos.

© Javiera Ortiz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência La Bodega / Eleva Arquitectura" [La Bodega / Eleva Arquitectura] 22 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925176/residencia-la-bodega-eleva-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.