Moradias Infantis de Rosenbaum e Aleph Zero é eleita uma das 25 melhores obras do século XXI

O projeto Moradias Infantis de Marcelo Rosembaum e Aleph Zero foi eleito uma das 25 melhores obras de arquitetura construídas no século XXI. Localizado em Formoso do Araguaia, no estado de Tocantins, o projeto ficou com a 24ª posição na lista publicada pelo jornal inglês The Guardian.

"Oferecendo abrigo elementar em uma escala heroica, as Moradias Infantis - de Aleph Zero e Marcelo Rosembaum - são um modelo de engenhosidade arquitetônica em uma remota região rural do Brasil", escreve Oliver Wainwright, autor da matéria. O projeto é o único brasileiro da lista e um dos quatro representantes da América Latina, ao lado da Quinta Monroy do Elemental (Chile), do Campus Universitário UTEC de Grafton Architects e Shell Arquitectos (Peru) e do Jardim Botânico e Biblioteca Vasconcelos de Alberto Kalach (México).

Moradias Infantis / Rosenbaum® + Aleph Zero. Foto: © Leonardo Finotti

A presença de obras localizadas na Europa é marcante, como costuma ser em listas realizadas por autores daquele continente. São 12 os projetos de lá, com destaque para o Reino Unido (país de Wainwright) com quatro projetos, Alemanha com três e Espanha com dois. 

Moradias Infantis / Rosenbaum® + Aleph Zero. Foto: © Leonardo Finotti

A melhor obra de arquitetura deste século, segundo o autor, é a transformação do Tate Modern, um dos principais centros culturais de Londres, a cargo da dupla suíça Herzong & de Meuron, concluída em 2000. Em segundo lugar vem o projeto Grand Parc de Lacaton & Vassal em Bordeaux, França, concluído em 2016 e vencedor do Prêmio Mies van der Rohe 2019 de Arquitetura Contemporânea. O terceiro lugar é ocupado pelo projeto de renovação do Neues Museum de Berlim, de David Chipperfield e Julian Harrap, concluído em 2009.

Moradias Infantis / Rosenbaum® + Aleph Zero. Foto: © Leonardo Finotti

Seis projetos representam a Ásia, sendo três deles do Japão, dois da China e um de Bangladesh. A África, por sua vez, é representada por apenas um projeto: a belíssima Escola Primária em Gando, Burkina Faso, de Diébédo Francis Kéré.

Veja a lista completa no The Guardian.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Moradias Infantis de Rosenbaum e Aleph Zero é eleita uma das 25 melhores obras do século XXI" 17 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925041/moradias-infantis-de-rosenbaum-e-aleph-zero-e-eleita-uma-das-25-melhores-obras-do-seculo-xxi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.