Casa ao longo de uma Parede / fala

Casa ao longo de uma Parede / fala - Imagem 6 de 8
© Ricardo Loureiro

Casa ao longo de uma Parede / fala - Imagem 2 de 8Casa ao longo de uma Parede / fala - Imagem 3 de 8Casa ao longo de uma Parede / fala - Imagem 4 de 8Casa ao longo de uma Parede / fala - Imagem 5 de 8Casa ao longo de uma Parede / fala - Mais Imagens+ 3

  • Arquitetos: fala
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricardo Loureiro
  • Equipe De Projeto: Filipe Magalhães, Ana Luisa Soares, Ahmed Belkhodja, Costanza Favero, Ana Lima, Lera Samovich, Joana Sendas, Paulo Sousa
  • Paisagismo: Pomo
  • Contratante: Civiflanco lda
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa ao longo de uma Parede / fala - Imagem 4 de 8
© Ricardo Loureiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa para uma antiga garagem de um bloco residencial era mantido no limbo: talvez um apartamento, uma loja, um café ou uma galeria de arte.

Casa ao longo de uma Parede / fala - Imagem 3 de 8
© Ricardo Loureiro

Uma parede curvada livremente resolve as inconsistências espaciais existentes e cria uma longa e contínua sala conectando a rua ao jardim. A sala principal e um conjunto de possíveis programas secundários são separados pela superfície branca ondulada e a luz flui livremente pela galeria.

Casa ao longo de uma Parede / fala - Imagem 2 de 8
© Ricardo Loureiro

O antigo portão de metal é substituído por um conjunto de rígidos painéis de vidro. Um círculo de mármore preto, que é a maçaneta da porta e uma caixa de correio, marca a entrada.

Casa ao longo de uma Parede / fala - Imagem 8 de 8
Esquema

A fachada traseira é completamente aberta, definindo uma composição de elementos isolados: uma janela deslizante, uma coluna de concreto azul e um círculo de mármore preto. O quintal tem um perímetro contínuo de paredes brancas ásperas, um terraço e um calmo jardim.

Casa ao longo de uma Parede / fala - Imagem 5 de 8
© Ricardo Loureiro

A materialidade do projeto é leve e abstrata. O espaço é definido através da geometria do padrão do piso do terraço e de vários elementos cuidadosamente dispostos. O padrão de tijoleira triangular branco e azul segue para a parede curva, permitindo que a área de estar mantenha uma certa unidade e coerência. O balcão da cozinha, três portas verdes e a abertura circular implicam possíveis usos, sugerindo também uma certa complexidade. A garagem, que ainda podia funcionar como tal, tornou-se uma experiência espacial incerta.

Casa ao longo de uma Parede / fala - Imagem 7 de 8
© Ricardo Loureiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa ao longo de uma Parede / fala" [House along a wall / fala] 06 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925002/casa-ao-longo-de-uma-parede-fala> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.