Eduardo Souto de Moura será tema da próxima grande exposição na Casa da Arquitectura

A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura inaugurará, em outubro, a exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras”, que ficará em cartaz até setembro de 2020. Com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, a exposição oferece uma singular e rara leitura monográfica do trabalho daquele que é considerado um dos mais prestigiados arquitetos portugueses.

A exposição é a primeira leitura extraída do enorme acervo que o arquiteto depositou na Casa da Arquitectura em maio passado, composto por 604 maquetes, cerca de 8.500 desenhos e toda a documentação textual e fotográfica que complementa os projetos. Integrando cerca de 40 projetos, a mostra ocupará a nave expositiva de 950 metros quadrados e a Galeria da Casa de 150 metros quadrados. O material da exposição, todo original e em grande parte nunca exposto, é apresentado rigorosamente como consta no arquivo da Casa da Arquitectura, sem manipulação ou qualquer omissão.

Desenho para a Torre Burgo. Image Cortesia de Casa da Arquitectura

Esta mostra e respetivo catálogo, editado pela Casa da Arquitectura e pela Yale University Press, têm um propósito eminentemente documental, de abertura do arquivo ao público, tornando-o disponível às mais diversas análises, interpretações, especulações. O catálogo terá como ensaístas nomes como Álvaro Siza, Carlos Machado, Francesco Dal Co, Giovanni Leoni, Jorge Figueira, Nuno Graça Moura e Rafael Moneo, entre outros.

Desenho para o Mercado de Braga. Image Cortesia de Casa da Arquitectura

Um vasto programa de atividades paralelas, com curadoria de Nuno Sampaio, Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, complementa a exposição. Incluindo ciclos de conferências e debate com algumas das mais relevantes figuras internacionais da arquitetura e outras disciplinas, concertos e um conjunto de visitas guiadas.

Desenho para a Casa das Artes. Image Cortesia de Casa da Arquitectura

Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras

  • Local: Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura
  • Endereço: Av. Menéres 456, Matosinhos, Portugal
  • Data: de 18 de outubro de 2019 a 6 de setembro de 2020

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Eduardo Souto de Moura será tema da próxima grande exposição na Casa da Arquitectura" 17 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924972/eduardo-souto-de-moura-sera-tema-da-proxima-grande-exposicao-na-casa-da-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.