Restaurante RYU / Ménard Dworkind architecture & design

Cortesia de David Dworkind

Restaurante RYU / Ménard Dworkind architecture & design - Mais Imagens+ 12

Montreal, Canadá
  • Arquitetos: Ménard Dworkind architecture & design; Ménard Dworkind architecture & design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, CTL leather, Formica, Hamster, Ramacieri Soligo, Trimble Navigation, Unik Parket
  • Equipe De Projeto: David Dworkind, Guillaume Ménard, Stephane Gaulin-Brown
  • Clientes: Groupe Dayan
  • Arquitetos Responsáveis: David Dworkind, Guillaume Ménard
  • Cidade: Montreal
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de David Dworkind

Descrição enviada pela equipe de projeto. O quinto restaurante de sushi Ryu acaba de abrir suas portas na rua Peel, no centro de Montreal, projetado pelos arquitetos do Ménard Dworkind. Após a conclusão da demolição do espaço existente, evidências do passado do edifício foram reveladas. Verificou-se que as paredes originais estavam cobertas por uma colcha de retalhos de gesso, tinta e papel de parede, que se acumulavam ao longo dos tempos. Essa rica colagem inspirou o MRDK a usar o conceito japonês de Wabi-Sabi no projeto.

Cortesia de David Dworkind

Wabi-Sabi é a valorização estética dos efeitos do tempo - suas pátinas e sinais de desgaste. Portanto, a preservação dessas paredes foi fundamental durante o processo de projeto. Desde esse início, o MRDK escolheu uma abordagem minimalista e uma paleta para contrastar com as paredes existentes. Suspensa do teto está uma estrutura flutuante feita de ripas de madeira interconectadas. Isso lembra a madeira tradicional japonesa e também oculta os dutos mecânicos acima.

Cortesia de David Dworkind
Planta
Cortesia de David Dworkind

Uma estratégia de iluminação arquitetônica foi desenvolvida para destacar o calor e a beleza desse grande recurso. Espelhos foram instalados no final da sala de jantar, dobrando esse efeito repetitivo. A barra cuidadosamente detalhada foi totalmente coberta pelo Polaris, um material sintético preto fosco com uma suavidade aveludada que lhe confere um apelo futurista. Suspensa acima da barra, há uma luz linear longa feita de 370 pedaços de alumínio cortado a laser, espaçados com mangas de latão.

Cortesia de David Dworkind
Cortesia de David Dworkind

Um bar monolítico de latão percorre toda a extensão do restaurante e é emparelhado com aço bruto, ferro angulado de 9 metros de comprimento ancorado às colunas e suportando mais de 100 garrafas de saquê e uísque japonês. Em frente ao bar há três mesas com bancos que parecem flutuar. São sustentados por perfis de aço em balanço presos diretamente a uma parede de concreto. Os assentos são criados envolvendo o couro em torno desses tubos de aço e as mesas e os encostos são feitos envolvendo o aço com madeira. Luminárias de mesa em aço dobrado e tecido são combinados com essas mesas flutuantes.

Cortesia de David Dworkind

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Montreal, Quebec, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante RYU / Ménard Dworkind architecture & design" [RYU Peel Restaurant / Ménard Dworkind architecture & design] 20 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924971/restaurante-ryu-menard-dworkind-architecture-and-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.