Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia pelas lentes de Manuel Sá

Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia pelas lentes de Manuel Sá
© Manuel Sá

Projetado pelo arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker 2006, Paulo Mendes da Rocha, o Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), concluído em 1995, no bairro Jardim Europa, em São Paulo, é uma das obras mais emblemáticas da Arquitetura Contemporânea Paulistana.

© Manuel Sá

Com um volume semi-enterrado e com Jardins elaborados por Burle Marx, este edifício surgiu a partir da resolução de uma problemática, uma vez que a área que hoje pertence ao museu daria lugar a construção de um novo shopping center, acarretando na mobilização dos moradores que objetiveram impedir a construção. O terreno, então cedido pela prefeitura em regime de comodato à Sociedade dos Amigos do Jardim Europa (SAJEP) e a Sociedade de Amigos dos Museus (SAM) para o planejamento de um equipamento cultural aberto à comunidade, deu origem a idealização de concurso fechado para o projeto do novo museu, tendo a proposta de Mendes da Rocha como vencedora.

No terreno com cerca de 7 mil metros quadrados, a arquitetura que propõe um abrigo imaginado estruturalmente como os stonehenges, estruturas encontradas em Amesbury, na Inglaterra, aludindo a ideia de “colocar uma pedra no céu”, como já declarado pelo arquiteto, pode ser apreciada no ensaio fotográfico compartilhado pelo fotógrafo Manuel Sá, que traz dois diferentes pontos de vista - do espectador e aéreo - a partir da relação entre o edifício e território, bem como a percepção espacial daqueles que flanam pelas área livres do edifício, soluções projetuais e texturas.

© Manuel Sá
© Manuel Sá
© Manuel Sá
© Manuel Sá
© Manuel Sá
© Manuel Sá
© Manuel Sá
© Manuel Sá
© Manuel Sá
© Manuel Sá
© Manuel Sá

Veja mais do trabalho do fotógrafo, clicando aqui.

Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia pelas lentes de Manuel Sá" 19 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924963/museu-brasileiro-da-escultura-e-ecologia-pelas-lentes-de-manuel-sa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.