k59 casa e ateliê / K59atelier

k59 casa e ateliê / K59atelier - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: k59 atelier; K59atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
Cortesia de k59atelier

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao contrário dos arredores tranquilos da cidade de Ho Chi Minh, a casa e o ateliê k59 se estabeleceram entre edifícios de grande altura ao longo do bulevar Huynh Tan Phat. Como parte do desenvolvimento do distrito de Can Gio muitas estradas principais foram expandidas para áreas residenciais e edifícios comerciais. Os canteiros de obra dominam essa área o tempo todo, o que causa muita poluição do ar e, às vezes, dificuldade para respirar.

Cortesia de k59atelier
Plantas
Cortesia de k59atelier

A poluição por poeira e ruído, combinada com as necessidades de vida e de trabalho, são as principais questões com as quais tivemos que lidar quando começamos a construir nosso próprio ateliê. Diante da introdução de muitas novas culturas, os espaços tradicionais, como os de cultos e atividades familiares, parecem desaparecer gradualmente e não existir mais.

Cortesia de k59atelier

A imagem de uma casa de madeira contida em um marco estrutural de concreto foi a primeira coisa que pensamos. As atividades culturais das famílias estarão no centro da casa. Manter a tradição como o coração do estilo de vida moderno é a chave para manter nossa cultura, na qual sempre pensamos.

Cortesia de k59atelier

O terreno se localiza nos extremos de duas ruas de pouco uso, e o primeiro pavimento deve se manter vazio para permitir o fluxo de pessoas e o movimento de ar entre as vias. A casa se divide em duas partes por um grande átrio no meio. A parte frontal da casa consta de um espaço de culto, um escritório de arquitetura e uma horta. A parte posterior corresponde ao espaço privado, que inclui dormitórios, banheiros e área de lavanderia.

Cortesia de k59atelier

O espaço sanitário e a lavanderia estão dispostos na lateral do canal, permitindo que o sol e o ar fresco entrem e permaneçam na área do dormitório. Os vazios e o volume aberto são os métodos que queremos usar para vincular e dividir espaços. A flexibilidade no uso dos sistemas de portas e janelas dobráveis, de correr e giratórias, ajuda as pessoas a se conectarem dentro do edifício e expande a vista à paisagem circundante. Preferimos a adaptação e a mudança pessoal ao invés de resistirmos a o que acontece a nosso redor.

Cortesia de k59atelier

Viver em uma cidade abarrotada e abafada não significa que temos que nos desconectar do lado de fora e fechar a porta. Pelo contrário, precisamos da flexibilidade e generosidade no projeto. A estrutura oca ajuda a respirar, em vez de usar paredes compridas ou vidros fixos. Acreditamos que esse método permitirá a comunicação entre pessoas (cultura), natureza e sociedade.

Cortesia de k59atelier

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "k59 casa e ateliê / K59atelier" [k59 home& atelier / K59atelier] 18 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924817/k59-casa-e-atelie-k59atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.