ODA projeta ampliação da Beth Rivka School em Nova Iorque

ODA projeta ampliação da Beth Rivka School em Nova Iorque

O escritório novaiorquino de arquitetura ODA, apresentou recentemente o projeto de ampliação para a Beth Rivka School, uma escola para meninas em Crown Heights, no Brooklin. Implantado em um denso tecido urbano, o volume vertical do edifício se desenvolve a partir de um volume cúbico pré-existente, resultando em uma sobreposição dinâmica de novos programas de diversas escadas.

© ODA

Conhecida por suas tipologias não convencionais, a ODA tem desenvolvido uma série de pesquisas para encontrar soluções alternativas para seus projetos. Programas complexos como este demandam não apenas muito espaço, mas soluções projetuais inteligentes, e a ODA tem encarado este tipo de desafio com muita seriedade. A abordagem desenvolvida para a Beth Rivka School procura criar “uma série de espaços ao ar livre como estratégia para conectar interior e exterior. Os vazios são moldados e projetados com o mesmo cuidado dedicado aos espaços programáticos, lacunas que permitem criar melhores condições de iluminação e ventilação do edifício como um todo, minimizando os espaços residuais além de garantir uma melhor organização do layout do edifício.” Neste projeto todos os elementos são fundamentais para a composição formal do edifício e por isso, cada um deles se destaca à sua maneira.

© ODA

Neste projeto de quase vinte mil metros quadrados, introduzimos o conceito de sexta fachada, ou seja, as superfícies que definem e configuram os vazios do edifício. Estas lacunas se transformam em uma espécie de espaço semi-público, um espaço 'não-programático' mas cheio de possibilidades. Na verdade, esses vazios possibilitam uma nova maneira de experimentar o espaço da escola, expandindo os limites daquilo que conhecemos como um espaço de ensino e aprendizado. A Beth Rivka School é um projeto de ampliação de um edifício existente onde opera a escola primária de Crown Heights. O novo edifício foi concebido para abrigar uma creche, um centro comunitário e uma escola de segundo grau. Por isso, decidimos utilizar os mesmos materiais do antigo edifício em nosso projeto, reinventando suas formas para fortalecer a identidade de cada elemento do programa.

© ODA
© ODA

A nova escola de segundo grau possui acesso independente que se dá através de um “átrio monumental que atravessa o edifício conectando todos os pavimentos”. Entre seus espaços mais convencionais temos as salas de aula, os escritórios administrativos, os laboratórios e uma biblioteca, por outro lado, a escola conta ainda com uma série de espaços multi uso concebidos para aulas de vídeo e arte. A creche, por sua vez, também conta com uma entrada separada a qual se abre diretamente para uma sala de reuniões e um playground na cobertura. Neste nível da escola, o aprendizado se dá de forma experimental em um ambiente bastante informal. Finalmente, “entre o edifício da creche e o da escola encontra-se o centro comunitário, equidistante de ambos programas e complementado por uma piscina, um terraço, uma academia, salas de ginástica, um auditório e dois pavimentos de escritórios que a escola pretende alugar para organizações sem fins lucrativos.”

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "ODA projeta ampliação da Beth Rivka School em Nova Iorque" [ODA Imagine a Stacked Program for Beth Rivka School] 16 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924753/oda-projeta-ampliacao-da-beth-rivka-school-em-nova-iorque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.