Casas LuxMare / Mário Martins Atelier

Casas LuxMare / Mário Martins Atelier - JanelaCasas LuxMare / Mário Martins Atelier - Imagem 3 de 66Casas LuxMare / Mário Martins Atelier - Imagem 4 de 66Casas LuxMare / Mário Martins Atelier - JardimCasas LuxMare / Mário Martins Atelier - Mais Imagens+ 61

Lagos, Portugal
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Astralpool, Barbot, Cristalmax, Daikin, EFM, Grohe, J.Dias, Lagopórtico, OHM, Portas, Revestimento Paredes, Revestimento Pavimentos, Reynaers Aluminium, Roupeiros, Technoloje, Valadares
  • Colaboração: Nuno Colaço, Kirsti Oygarden, Rui Duarte, Sónia Fialho, Mariana Franco
  • Construtor: Lagopórtico, Lda
  • Cidade: Lagos
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casas LuxMare / Mário Martins Atelier - Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

“Lux mare”, ou “luz do mar”, porque é intensa a luz que reflete esse imenso e sedutor oceano, que se estende até ao horizonte e por onde se perde o nosso olhar.
Esta é de fato uma localização privilegiada e um panorama único.

Casas LuxMare / Mário Martins Atelier - Imagem 10 de 66
© Fernando Guerra | FG+SG

Numa envolvente de casas isoladas, construídas principalmente na década de 1970, envolvidas por espaços verdejantes, os dois generosos lotes em apreço apresentam-se com uma casa de dois pisos, com uma evidente falta de condições de habitabilidade e uma outra construção inacabada, com uma implantação e dimensões inadequadas. Perante a falta de qualidade arquitetónica das preexistências, novas construções de raiz vêm procurar o equilíbrio e a qualidade que o sítio merece.

Casas LuxMare / Mário Martins Atelier - Iluminação
© Fernando Guerra | FG+SG

As duas novas casas têm como pressuposto ser duas partes individuais de um mesmo conjunto, duas peças autónomas que se completam, ou dois continentes separados, onde é evidente pelo seu contorno, a sua anterior coexistência, ou então, a união de duas pessoas diferentes, quiçá, numa evocação ao amor através da arquitetura. As formas ligeiramente curvas sugerem essa ligação, mas a diferença entre elas, vinca a individualidade de cada edifício.

Casas LuxMare / Mário Martins Atelier - Janela, Costa
© Fernando Guerra | FG+SG

A Casa Mare, a da frente, implanta-se a uma cota mais baixa, deixa-se submergir pelo jardim, pois reveste-se mesmo de uma cobertura ajardinada, para que a Casa Lux, a de trás, beneficie desta fantástica localização.

Casas LuxMare / Mário Martins Atelier - Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG
Casas LuxMare / Mário Martins Atelier - Imagem 60 de 66
Casa Mare - Planta piso 0 / Planta piso 1
Casas LuxMare / Mário Martins Atelier - Imagem 22 de 66
© Fernando Guerra | FG+SG

As casas aconchegam-se, entre si e ao terreno, de uma forma contida.
Apenas os rasgos horizontais envidraçados se evidenciam, para emoldurar os sucessivos planos de vista, que se diluem numa quase perfeita simbiose: o verde envolvente, o recorte da falésia, a imensidão do mar e depois do céu.

Casas LuxMare / Mário Martins Atelier - Urbano
© Fernando Guerra | FG+SG
Casas LuxMare / Mário Martins Atelier - Imagem 57 de 66
Casa Lux - Planta piso 0 / Planta piso 1
Casas LuxMare / Mário Martins Atelier - Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Os recortes nos edifícios, com particular evidência para o iconográfico vazio ondulado e a utilização da madeira é uma homenagem a um dos maiores arquitetos do séc. XX, Alvar Aalto e ao design nórdico, de onde o nosso cliente é oriundo. Trata-se de uma procura de uma simbiose entre a cultura arquitetónica mais crua do Sul e a elegância do desenho do Norte da Europa, para que a casa seja simultaneamente a origem e o destino.

Casas LuxMare / Mário Martins Atelier - Escada, Fachada, Corrimão
© Fernando Guerra | FG+SG

Os gestos simples, a uniformidade e a plasticidade do reboco branco e o equilíbrio energético procurado nos recursos e no desenho, são fatores que se pretende que prevaleçam como referência de uma arquitetura responsável.

Casas LuxMare / Mário Martins Atelier - Costa
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas LuxMare / Mário Martins Atelier" 17 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924603/casas-luxmare-mario-martins-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.