Kengo Kuma inaugura o Museu Moderno de Odunpazari na Turquia

Desenhado por Kengo Kuma and Associates (KKAA) e dirigido por seu parceiro Yuki Ikeguchi, o Museu Moderno Odunpazari (OMM) acaba de ser inaugurado em Eskisehir, na Turquia. O projeto visa promover a arte turca e contribuir culturalmente para a cidade de Eskisehir.

Kengo Kuma inaugura o Museu Moderno de Odunpazari na Turquia - Mais Imagens+ 6

© NAARO

Localizado em Eskisehir, capital cultural da Anatólia, o marco de 4.500 m² da nova cidade apresenta um design inovador e uma linha dinâmica de exposições multidisciplinares além de uma programação pública diversificada. A região e seu famoso mercado comercial de madeira inspiraram o desenho de madeira do museu. Ao se misturar com o contexto circundante das tradicionais casas de madeira otomanas e se reconectar com o patrimônio de Odunpazari, a OMM cria uma ponte para o intercâmbio cultural e o desenvolvimento na região da Anatólia Central. "As caixas empilhadas e intertravadas são projetadas em vários tamanhos para criar várias escalas de espaço para exposições internas", com oportunidades para obras de arte em larga escala e instalação no térreo. Nos níveis superiores, as caixas tendem a reduzir criando espaços e exposições mais íntimos.

Cortesia de Kengo Kuma and Associates(KKAA)

A ideia da WMO era usar a arquitetura para criar um vínculo entre pessoas e arte. Ficamos profundamente inspirados pela história, cultura, pessoas e paisagem urbana de Odunpazari, e queríamos que o edifício ressoasse em muitos níveis. Esperamos que o museu dê nova vida a Eskisehir e se torne um ponto de encontro central e acolhedor para a cidade. - Kengo Kuma, arquiteto principal da Kengo Kuma and Associates, e Yuki Ikeguchi, o parceiro que lidera o projeto.

© NAARO

Fundado pelo colecionador de arte e empresário Erol Tabanca, o OMM possui uma enorme coleção de 1.000 peças de arte moderna e contemporânea, com obras de artistas turcos e internacionais. A coleção permanente inclui arte dos anos 50 até hoje. A exposição inaugural incluiu "o maior trabalho até hoje do artista de bambu japonês Tanabe Chikuunsai IV e uma instalação de realidade virtual focada no ambiente do coletivo de arte digital Marshmallow Laser Feast, com sede no Reino Unido".

Cortesia de Kengo Kuma and Associates(KKAA)

A abertura do OMM marca o início de uma nova era de colaboração e inovação na cidade universitária de Eskisehir. Estamos abrindo as portas do edifício emblemático para criar uma instituição que será um condutor para jovens artistas. Não vejo o OMM como um museu: é uma plataforma, uma ponte para jovens criativos fazerem suas vozes serem ouvidas. - Idil Tabanca, presidente e diretor criativo do OMM.

Título do projeto: OMM (Museu de Arte Moderna de Odunpazari)

Local: Odunpazari Eskisehir, Turquia

Uso principal: Museu de Arte

Área do lote: 16.360 m2

Superfície construída: 3.582 m2

Cliente: Polimeks Holdings, INC.

Projeto: Kengo Kuma and Associates

Engenharia Estrutural: SIGMA

Engenharia Fachada: Ateknik Structural Design 

Engenharia Mecânica: TEMA Engineering and Consulting Trade Ltd.

Construtora Geral: Polimeks Holdings, INC. 

Sistema Estrutural: Steel, RC

Materiais principais: Madeira laminada, calcário, piso de carvalho, gesso

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Kengo Kuma inaugura o Museu Moderno de Odunpazari na Turquia" [New Iconic Museum for Turkey by Kengo Kuma and Associates ] 12 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924599/kengo-kuma-inaugura-o-museu-moderno-de-odunpazari-na-turquia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.