Centro de Saúde Josefhof / Dietger Wissounig Architekten

Centro de Saúde Josefhof / Dietger Wissounig Architekten - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: Dietger Wissounig Architekten; Dietger Wissounig Architekten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  13500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Paul Ott, Helmut Pierer
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aigner Natur- und Kunststeinwerk, Atlas Schindler, FLW Handels, Fliesen Wurm, Francesconi Edelstahltechnik, Grossküchentechnik Austria, Inside, Kaufmann Bausysteme, Lang Kältetechnik, Selmer, Tischlerei Rimpler, Wittmann, Wolkenreich
  • Clientes: Versicherungsanstalt für Eisenbahnen und Bergbau
  • Tecnologia Construtiva: Pechmann
  • Controle Projeto: FCP Fritsch, Chiari & Partner
  • Supervisão Da Obra: Dipl.-Ing. Dieter Eigner
  • Engenharia Elétrica: Ogrisek & Knoppe GmbH
  • Planejamento Estrutural: Wendl ZT GmbH
  • Estrutura: Vatter & Partner ZT
  • Proteção Contra Incêndio: Norbert Rabl Ziviltechniker
  • Engenharia Geotécnica: Insitu Geotechnik ZT
  • Planejamento Cozinha: TB PlanQuadrat Ingenieurbüro für Gastronomie und Kältetechnik
  • Construção: Bauunternehmung Granit
  • Monitoramento Horizontal : Ingenos.Gobiet.ZT
  • Equipe De Projeto: Dietger Wissounig, Stephan Schmidt, Patrick Steiner, Gernot Moser, Bettina Gossak-Kowalski, Jan Müller, Stephan Brugger, Claudia Pittino, Matthias Holzner
  • Cidade: Graz
  • País: Áustria
Mais informaçõesMenos informações
© Paul Ott

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto tece o edifício na paisagem - A essência de um lugar que visa criar uma atmosfera de harmonia entre a natureza e as pessoas. O desenho é baseado em um prado de pomar típico da região. Três estruturas estreitas e alongadas são colocadas na topografia tipo arena, de maneira que os edifícios parecem pairar sobre ou serem incorporados ao terreno.

© Paul Ott

A paisagem flui através do edifício. Os átrios que refletem o prado destacam esse objetivo criativo. As vistas da montanha Schöckl, das florestas e prados montanhosos circundantes são a principal influência no projeto. A área de entrada, as salas de jantar e o bar oferecem uma vista para o sul e norte. As estruturas subjacentes são escalonadas para que os telhados fiquem nivelados com o parapeito da edificação acima.

© Helmut Pierer
Planta - térreo
© Paul Ott

Entre as estruturas, a topografia natural da paisagem continua. Todos os ambientes têm uma visão clara das paisagens. A área do seminário e a movimentada clínica de cuidados primários oferecem não apenas belas vistas, mas também uma saída desobstruída do nível do solo para o espaço natural. A área de banho e sauna está localizada na estrutura sul, diretamente na base topográfica do terreno, com uma visão clara da trilha de lascas de madeira e da paisagem da lagoa.

© Paul Ott

A partir do salão de recepção, todas as áreas são livres de barreiras e rapidamente acessíveis. As estruturas simples e compactas impressionam com janelas que, ao contrário da fachada, são protegidas da luz solar mais direta. A fachada com isolamento ideal e os átrios sombreados trabalham em direção aos requisitos energéticos. A estrutura da edificação é reduzida a uma maneira altamente econômica de construir, o que permite um alto grau de pré-fabricação.

© Paul Ott
Corte
© Helmut Pierer

Os quartos são feitos de módulos de madeira e são entregues no canteiro de obras com interiores completos. A atmosfera nas salas é dominada por materiais naturais e destaca a missão do projeto como um centro de saúde. A paisagem que flui através das edificações também é complementada por materiais naturais. Painéis de forro simples formam os componentes de suporte de carga.

© Helmut Pierer

Toda a divisão dos ambientes, acessórios e a envolvente da edificação são pré-fabricados. Isso cria abertura, flexibilidade e alterações subsequentes são facilmente possíveis. A estrutura, a junção de componentes como elementos de janelas, elementos de parede, portas e a escolha deliberada de materiais naturais neutros em CO2, sempre que possível, são vistas como contribuições para a obtenção do menor consumo de energia primária possível.

© Helmut Pierer

Uma seleção de materiais de alta qualidade é usada nesta composição clara. A utilização de materiais tão naturais quanto possível, não tóxicos e derivados de matérias-primas renováveis, bem como uso limitado de concreto e plástico no local, são nossos compromissos hoje. O conceito de tecnologia de construção segue uma abordagem low-tech, dando preferência a soluções naturais de sombreamento e ventilação.

© Paul Ott

Além disso, a climatização da sala é aprimorada utilizando o efeito regulador (umidade do ar) da argila como material de construção natural e ecológico. As paredes interiores entre o quarto e o banheiro serão revestidas com argila. Os telhados das alas central e sul, que são diretamente visíveis desde os dormitórios, são planejados como jardins com plantio de lavanda. A ala norte é dotada de vegetação extensa e regular.

© Paul Ott

A vegetação aprimora o microclima na vizinhança imediata (resfria o ar ambiente no verão, vinculando as partículas finas e poluentes), fornece melhor isolamento acústico e prolonga a vida útil do revestimento do telhado. O isolamento do telhado em lã de rocha (melhor isolamento acústico e não inflamável) e a impermeabilização com uma camada betuminosa (material de construção natural, fácil de reciclar) é planejada como uma adição ecológica ideal e sensível ao edifício.

© Helmut Pierer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Haideggerweg 38, 8044 Graz, Áustria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Saúde Josefhof / Dietger Wissounig Architekten" [Health Care Facility Josefhof / Dietger Wissounig Architekten] 15 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924597/centro-de-saude-josefhof-dietger-wissounig-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.