Casa nabuco / Estudio Pablo Gagliardo

Casa nabuco / Estudio Pablo Gagliardo - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: Estudio Pablo Gagliardo; Estudio Pablo Gagliardo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  302
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alufran, Anibal ABBATE, Hormigones Uruguay, TERMOCAL
  • Arquiteto Responsável: Pablo Gagliardo
  • País: Uruguai
Mais informaçõesMenos informações
© Javier Agustín Rojas

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa se localiza em um lote inclinado de frente para o mar e foi concebida como uma grande cobertura suspensa sobre um maciço de concreto que se integra à topografia natural do terreno. O concreto armado aparente foi utilizado para resolver a estrutura e o envoltório da casa, aproveitando as possibilidades do mesmo e a resistência aos agentes externos, como a maresia.

© Javier Agustín Rojas
Plantas
© Javier Agustín Rojas

No bloco inferior buscou-se a sensação de uma caixa maciça de concreto, enquanto no pavimento superior se estabelece uma cobertura com a menor espessura que o material permite, que flutua gerando um espaço completamente envidraçado. A cobertura, levemente inclinada em direção ao fundo do lote, descarrega suas águas na floresta, gerando uma espessa e sonora cortina de água de chuva.

© Javier Agustín Rojas

A casa se desenvolve em três pavimentos organizados em duas grandes áreas, os dois primeiros pavimentos sólidos e menos permeáveis contêm os ambientes íntimos e serviços da casa, enquanto o segundo pavimento, transparente e totalmente aberto, aloja a ativa vida social dos residentes. A entrada na casa ocorre através de um caminho de pedregulho natural em meio à vegetação e por baixo de um grande beiral que protege os veículos e que, por sua vez, contém a piscina e o terraço do pavimento superior.

© Javier Agustín Rojas
Corte
© Javier Agustín Rojas

A escada de altura tripla funciona como coluna vertebral, articula e concentra as circulações, relacionando todos os espaços e níveis. Paralelamente, uma escada externa conecta o térreo com o terraço posterior do último pavimento, vinculando os espaços externos sem necessidade de passar pelo interior da casa.

© Javier Agustín Rojas

No pavimento inferior, semi-enterrado, projetou-se um grande ambiente único flexível, destinado a diversos usos (estúdio, hóspedes, aluguel temporário) com possibilidade de subdividi-lo e com entrada independente. Além disso, nesse andar estão a lavanderia, cômodos de serviço, depósitos e sala de máquinas com uma segunda entrada independente. No primeiro pavimento estão os ambientes mais íntimos, três dormitórios e três banheiros, pensados de forma a permitir modificações em suas divisórias para adaptar os ambientes à quantidade de ocupantes, com entrada independente também a partir da escada externa.

© Javier Agustín Rojas
© Javier Agustín Rojas

O último pavimento toma a máxima altura possível pela legislação e se projeta como um único grande espaço, totalmente aberto e contínuo, com uma ilha de serviços onde se encontram cozinha, despensa, sanitário e churrasqueira. Este espaço se expande através de dois grandes terraços, um em relação direta com o arvoredo que ocupa o fundo do lote e contém a churrasqueira, e outra que avança em direção à praia, onde encontra-se o solário com a piscina de borda infinita. Dessa forma, a área social da casa permanece em contínua relação com o exterior, com vistas abertas sobre o mar e um recuo adequado em relação à rua e à circulação de veículos.

© Javier Agustín Rojas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa nabuco / Estudio Pablo Gagliardo" [Casa nabuco / Estudio Pablo Gagliardo] 11 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924581/casa-nabuco-estudio-pablo-gagliardo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.