Centro Cultural Morelia / Iván Marín + Doho constructivo

Centro Cultural Morelia / Iván Marín + Doho constructivo - Imagem 2 de 15Centro Cultural Morelia / Iván Marín + Doho constructivo - Imagem 3 de 15Centro Cultural Morelia / Iván Marín + Doho constructivo - Imagem 4 de 15Centro Cultural Morelia / Iván Marín + Doho constructivo - Imagem 5 de 15Centro Cultural Morelia / Iván Marín + Doho constructivo - Mais Imagens+ 10

Mais informaçõesMenos informações
Centro Cultural Morelia / Iván Marín + Doho constructivo - Imagem 4 de 15
© Jose Carlos Macouzet / Eduardo Armenta

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este pequeno centro cultural é a primeira parte de um plano de desenvolvimento que esta modesta escola criou para melhorar o desempenho de seus alunos e professores. Como base para as soluções deste projeto, a administração do campus conferiu grande importância à arquitetura porque, durante os trinta anos em operação, realizou a autoconstrução de vários volumes, todos em etapas e em diferentes contextos, o que resultou em uma multiplicidade de estilos com uma grande variedade de materiais, gerando um caos de usos e ambientes que não são propícios ao desenvolvimento da educação.

Centro Cultural Morelia / Iván Marín + Doho constructivo - Imagem 3 de 15
© Jose Carlos Macouzet / Eduardo Armenta
Planta
Centro Cultural Morelia / Iván Marín + Doho constructivo - Imagem 10 de 15
© Jose Carlos Macouzet / Eduardo Armenta

O projeto foi desenvolvido reciclando a antiga biblioteca já construída da qual foram preservados dois contêineres de metal, fundações, pisos e paredes perimetrais. O telhado que estava em um estado máximo de deterioração foi completamente desmontado e a estrutura foi 100% reconstruída. Derivada de uma análise dos materiais com os quais os edifícios já foram construídos no local, foi tomada a decisão de ter como único material envolvente o adobe, um material de alto uso local.

Centro Cultural Morelia / Iván Marín + Doho constructivo - Imagem 7 de 15
© Jose Carlos Macouzet / Eduardo Armenta
Corte
Centro Cultural Morelia / Iván Marín + Doho constructivo - Imagem 5 de 15
© Jose Carlos Macouzet / Eduardo Armenta

Com seu contexto definido por edifícios e passarelas já construídas, o uso da luz natural tornou-se uma prioridade do projeto, aproveitando recursos como treliças funcionando como filtros solares, vãos abertos e paredes cegas como proteção. Além da integração de espaços internos e externos, como o pátio central, que serve como hall de entrada principal e o terraço de leitura.

Centro Cultural Morelia / Iván Marín + Doho constructivo - Imagem 8 de 15
© Jose Carlos Macouzet / Eduardo Armenta

O interior possui uma área de leitura e biblioteca, uma sala polivalente para ioga e dalcroze e duas salas de artes plásticas. Nelas, a luminosidade foi estendida usando o branco como a única cor que enquadra o colorido dos livros. A simplicidade de sua volumetria e o uso de uma paleta simples de materiais fazem com que este centro se encaixe de maneira humilde em seu contexto e sirva como elemento inicial do que futuramente será um complexo educacional que tomará a arquitetura como elemento educacional fundamental. 

Centro Cultural Morelia / Iván Marín + Doho constructivo - Imagem 2 de 15
© Jose Carlos Macouzet / Eduardo Armenta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Morelia, Mich., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Morelia / Iván Marín + Doho constructivo" [Centro cultural del centro educativo de Morelia / Iván Marín + Doho constructivo] 25 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924548/centro-cultural-morelia-ivan-marin-plus-doho-constructivo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.