O que é exatamente uma fachada translúcida de policarbonato?

O que é exatamente uma fachada translúcida de policarbonato?

As fachadas translúcidas são painéis leves usados nos exteriores de edifícios, protegendo-os de intempéries climáticas, umidade e erosão. Sua composição de microcélulas de policarbonato fornece uma luz suave e naturalmente difusa, com uma ampla gama de cores, brilho e opacidades disponíveis.

Ao fixá-las no lugar, com juntas ocultas, é possível ocultar elementos de construção desagradáveis e ajudar a proteger as pessoas dos raios UV prejudiciais, garantindo também a condução térmica máxima. Os indivíduos que os utilizam perceberão uma redução nas contas de energia uma vez que a luz natural do sol poderá aquecer e iluminar edifícios, criando condições ambientais internas muito atraentes para diferentes usos.

O que é exatamente uma fachada translúcida de policarbonato? - Mais Imagens+ 20

Quais são alguns dos outros benefícios?

Estanquidade ao ar e à água

As fachadas translúcidas oferecem um equilíbrio ideal entre a dinâmica solar e térmica, ajudando a proteger os edifícios contra vazamentos, umidade e intempéries climáticas. Isso ocorre porque os sistemas de conexão de encaixe garantem que o ar e a água não possam penetrar no edifício. Eles também são duráveis e podem suportar impactos de granizo e outros elementos indesejados. São projetados para expandir e contrair à medida que a temperatura sobe e desce, portanto, não racham ou quebram, oferecendo grande flexibilidade.

Alguns sistemas específicos incluem um espaço de ar que fornece ventilação natural. O isolamento permanece seco, o edifício fica livre de umidade e as chapas de policarbonato defendem a estrutura contra as intempéries.

Acne Studios Store / Sophie Hicks Architects. Image © Annabel Elston
Ahn Jung-geun Memorial Hall / D·Lim Architects. Image © Youngchae Park
Flagship Building / Geodesic Design. Image © Beersingnoi

Transparência máxima

Para permitir a entrada da maior porcentagem possível de luz, não é necessário que haja quadros de suporte secundários, ajudando também a gerar fachadas limpas e contínuas. Isso leva a cálculos complexos que precisam ser feitos para garantir que a integridade do edifício não seja comprometida simplesmente por razões estéticas.

MZ Kitchen / QdL Arquitectos. Image © María González
L’Alqueria del Basket / ERRE arquitectura. Image © Daniel Rueda
Little Shelter Hotel / Department of Architecture. Image © W Workspace Company Limited

Fachadas dinâmicas

Com interiores iluminados de maneira suave e uniforme durante o dia e com o efeito de 'edifícios como lanternas' à noite, essas superfícies também poderão ser programadas e alteradas para exibir imagens e anúncios externamente pelo proprietário da estrutura .

Ahn Jung-geun Memorial Hall / D·Lim Architects. Image © Youngchae Park
Nathalie Mauclair Gymnasium / Schemaa. Image © David Foessel
Stardom Entertainment Office / D·Lim Architects. Image © Youngchae Park

Como funcionam os painéis de policarbonato presos com clipes de aço?

O sistema de painéis de policarbonato consiste em painéis translúcidos extrudados e uma costura vertical localizada em cada extremidade do painel. Os painéis são intertravados com um conector de encaixe e os clipes de retenção de aço inoxidável permanecem ocultos. Totalmente montado, o sistema flutua livremente, dando a cada componente a capacidade de expandir ou contrair em seu próprio ritmo.

Courtesy of Danpal
Courtesy of Danpal

Como cada componente do sistema é capaz de expandir e contrair em sua própria taxa, as ondas e as deflexões são eliminadas, mas as propriedades estruturais do material são mantidas. Por ser três vezes mais leve que o peso do revestimento tradicional de proteção contra chuva, os painéis de policarbonato são fáceis e rápidos de instalar.

Courtesy of Danpal
Standar Sectional Drawing / Airpt System by Danpal. Image Courtesy of Danpal
Painel de emenda de policarbonato. Image Courtesy of Danpal

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Materials. "O que é exatamente uma fachada translúcida de policarbonato?" [What Exactly is a Polycarbonate Translucent Facade?] 10 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924547/o-que-e-exatamente-uma-fachada-translucida-de-policarbonato> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.