Residência Iluminada / LAYAN

Residência Iluminada / LAYAN - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: LAYAN; LAYAN
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Peter Bennetts
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Attila’s Natural Stone, Austral Bricks, AutoDesk, Cheminees Philippe, Immergas, Knauf, Lysaght, Mitsubishi Electric, Tongue n Groove, Trimble, Vic Mix
  • Arquitetos Responsáveis: LAYAN
  • Equipe De Projeto: Johannes Hart, Nick Murray, Andrew Jaques
  • Cliente: Confidencial
  • Iluminação: The Flaming Beacon
  • Construtora: Moreprime Constructions
  • Interiores : The Zimmermann Oz
  • Cidade: Melbourne
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Peter Bennetts

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no subúrbio de Melbourne, esta residência faz parte de um projeto de alterações e acréscimos em uma casa de campo vitoriana.

© Peter Bennetts

A fachada da rua e as salas da frente existentes foram mantidas por uma sobreposição do patrimônio determinada pelo conselho local, e uma extensão moderna foi construída nos limites posteriores com um primeiro pavimento contendo o dormitório principal e banheiro.

© Peter Bennetts

A nova adição posterior foi projetada em resposta ao ambiente do terreno e às propriedades adjacentes. A nova estrutura de dois pavimentos foi construída adjacente à estrutura existente no extremo norte do terreno. A forma do nível superior é reduzida em profundidade e altura à medida que se estende para trás, para minimizar o impacto nas propriedades vizinhas.

© Peter Bennetts

Um grande pátio central privado e aberto foi integrado ao projeto para trazer luz natural e ventilação ao centro da casa. Os vários espaços de convivência foram, então, orientados em torno deste pátio para aproveitar ao máximo seus benefícios de luz natural e ventilação. As portas deslizantes envidraçadas de altura total desempenham um papel importante no controle da ventilação de fluxo cruzado.

Planta - térreo
Corte 01

A iluminação para este projeto foi considerada de forma especial. O cliente, diretor da respeitável empresa de design de iluminação The Flaming Beacon, trabalhou meticulosamente na seleção e design do sistema de iluminação e acessórios. Uma das principais características do projeto é uma tela de policarbonato personalizada que se destaca no nível superior da fachada. É uma forma dinâmica, funcional e decorativa. Essa tela ofereceu a oportunidade de não apenas modular o caráter da luz natural ao longo do ano e criar um jogo de sombras e texturas em constante mudança, mas também tornou-se a principal superfície iluminada à noite para os espaços internos. A tela também desempenha um papel importante no controle da quantidade de luz solar direta permitida no interior do nível superior e na limitação das linhas de visão às propriedades vizinhas adjacentes.

© Peter Bennetts
© Peter Bennetts

O módulo de tela é melhor descrito como dois discos convexos translúcidos consecutivos. Para garantir uma iluminação uniforme na face frontal do disco, estes foram moldados por rotação e feitos de polietileno (PE) estabilizado por ultravioleta (UV). No total, são 907 discos montados em 67 tubos rotativos de aço inoxidável. Cada disco contém um único LED âmbar (comprimento de onda determinado para ajudar na supressão da melatonina - já que o ambiente adjacente é o dormitório principal), funcionando com corrente extremamente baixa. Em qualquer cena de iluminação, a tela consome menos de 60 watts.

© Peter Bennetts

A paleta de materiais é simples. O uso de carvalho americano traz um forte brilho quente para a casa. A escolha de um tijolo envidraçado branco, fino e elegante baseado na materialidade da casa original, adiciona um elemento marcante ao projeto. Ladrilhos de travertino não preenchidos, localizados em todas as áreas úmidas, são assentados confortavelmente contra o piso personalizado nas áreas de estar do térreo. O projeto é atual e atemporal ao mesmo tempo.

© Peter Bennetts

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência Iluminada / LAYAN" [Light House / LAYAN] 06 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924247/residencia-iluminada-layan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.