Praksis Arkitekter vence concurso para centro de visitantes em patrimônio da UNESCO

O escritório Praksis Arkitekter foi anunciado como o grande vencedor do concurso de arquitetura para o novo centro de visitantes de Stevns Klint, Patrimônio Mundial da UNESCO da Dinamarca. Superando a concorrência de outras três equipes finalistas deste concurso por convite, a equipe liderada pela Praksis Arkitekter contou com a participação da paisagista Kristine Jensen e do engenheiro Henry Jensen. O projeto do Centro de Visitantes concebido pela Praksis foi concebido como um volume topográfico que se encaixa delicadamente na paisagem rochosa de Stevns Klint, entre a montanha e o mar.

Praksis Arkitekter vence concurso para centro de visitantes em patrimônio da UNESCO - Mais Imagens+ 4

Cortesia de Mike Dugenio

“Queríamos um centro de visitantes de primeiro mundo, e o projeto vencedor cumpre exatamente com as nossas expectativas”, disse o presidente do Centro de Visitantes Stevns Klint, Per Røner. E acrescentou: “A escolha dos arquitetos em  implantar o edifício encaixado na parede de pedra, permitirá criar um novo acesso ao mar, conectando arquitetura e paisagem. A estrutura sobressalente da estrutura, que se ergue sobre o terreno, funcionará como um pano de fundo e um ponto de referência para o centro de visitantes dentro do complexo, oferecendo ainda um percurso único e seguro ao longo do penhasco. É uma ideia ímpar e original, e nós mal podemos esperar para vê-lo construído.” Externamente, uma rota segura acompanhará os visitantes ao longo do 'muro da UNESCO', desde a qual será possível observar todas as diversas camadas geológicas que constroem esta paisagem única e finalmente acaba junto a costa onde o penhasco desaparece frente a imensidade da paisagem natural de Stevns Klint. Formalmente, a arquitetura do edifício faz uma clara referência à materialidade da onipresente rocha calcária, mimetizando-se à paisagem através do uso exclusivo de pedra na construção de sua fachada.

Stevns Klint foi reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO no ano de 2014. O parque natural é conhecido como o ponto - ou um dos pontos - onde um grande asteróide chocou-se com a terra há 66 milhões de anos atrás, revelando as camadas geológicas que compõe a terra. Em Stevns Klint é possível observar os vestígios deste momento crucial para a história do nosso planeta, quando mais de 50% de toda a vida na Terra foi extinta, incluindo os dinossauros. Junto ao parque há uma antiga pedreira de cal desativada e que esteve funcionando ativamente no local até 1978. O complexo da pedreira contava com uma estrutura piramidal utilizada para armazenar a cal moída e que ainda domina a paisagem de Boesdal, local que dá nome ao antigo complexo de mineração. Seguindo o reconhecimento da UNESCO, em novembro de 2015 o município de Stevns recebeu isenção fiscal para a construção do centro de visitantes dentro da área de proteção ambiental da marinha. O projeto do centro de visitantes de Stevns Klint é um dos dez projetos culturais a receber este tipo de incentivo fiscal na Dinamarca ao longo dos últimos anos, e será um dos primeiros a ser construídos neste contexto.

A construção do Centro de Visitantes está prevista para começar na primavera de 2020, com a inauguração oficial planejada para o final de 2021.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Praksis Arkitekter vence concurso para centro de visitantes em patrimônio da UNESCO" [Praksis Arkitekter Designs Winning UNESCO Visitor Center for Denmark] 04 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924067/praksis-arkitekter-vence-concurso-para-centro-de-visitantes-em-patrimonio-da-unesco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.