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Deslocar-se pelas cidades é requisito básico para o acesso e o desenvolvimento da maioria das atividades humanas. São viagens diárias entre residência e trabalho, estudo, lazer, ou outros compromissos cotidianos. E nem sempre são feitas com as melhores condições de conforto, seja em transportes lotados ou congestionamentos. Mobilidade urbana é um tema muito atual e bastante debatido, desde rodas de conversas informais até seminários técnicos e científicos. É difícil encontrar alguém que não tenha uma opinião formada sobre o assunto ou alguma solução milagrosa para os problemas de sua cidade ou região. Já postamos no site diversos artigos sobre o assunto, sejam de propostas utópicas até questões relacionadas ao cotidiano da maior parte da população.  Nossas cidades são produzidas ininterruptamente, crescem e se reinventam através de políticas públicas e iniciativas de entes privados que seguem interesses diversos, com as condições de acessibilidade e infraestruturas sendo majoritariamente construídas através de investimentos do Estado. O autor  Flavio Villaça aponta que as noções de “perto e longe”, “bem localizado e mal localizado” não podem ser reduzidas a simples distâncias físicas. São produzidas através dos sistemas de transportes, da disponibilidade de veículos entre distintos estratos de renda (automóvel x transporte público), por meio da distribuição espacial das camadas sociais, dos locais de emprego, das zonas comerciais e de serviços, dos centros (que nem sempre correspondem aos centros antigos). Quanto mais conectado, bem servido de transportes e “bem localizado” um local, mais valorizado ele é. Enquanto alguns podem escolher onde morar, muito outros residem onde é possível. Isso quer dizer estar mais próximo ou mais afastado do seu trabalho, das opções culturais e de lazer da sua cidade. Assim, o espaço urbano reproduz, amplifica e consolida as desigualdades da sociedade. E a mobilidade é uma das formas mais brutais de evidenciar  diariamente essas disparidades, por meio dos deslocamentos penosos que grande parte da população tem que passar.  Veja mais Veja a descrição completa
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