Casa Riviera / Basiches Arquitetos Associados

Casa Riviera / Basiches Arquitetos Associados - Mesa, VigaCasa Riviera / Basiches Arquitetos Associados - Viga, Pilar, CorrimãoCasa Riviera / Basiches Arquitetos Associados - Janela, Mesa, Cadeira, Fachada, AidoCasa Riviera / Basiches Arquitetos Associados - Janela, Mesa, Cadeira, Porta, Fachada, Pátio, AidoCasa Riviera / Basiches Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 37

Casa Riviera / Basiches Arquitetos Associados - Janela, Fachada
© Ricardo Bassetti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Riviera, ou residência de lazer MF, localizada em Riviera de São Lourenço, litoral de São Paulo é um projeto do escritório Basiches Arquitetos Associados que foi readequada e reformada via extenso programa. São 600m² de área construída e 1.000m² de terreno em que foram criados volumes para abrigar novos espaços para uma grande família. O diferencial do projeto deu-se através da requalificação espacial proposta, visando uma melhor integração dos espaços internos com o exterior e o desafio do escritório Basiches foi encaixar o extenso programa no tamanho limitado da casa. Os novos ambientes solicitados pelos moradores foram estrategicamente implantados em volta da construção existente de modo a criar um microclima.

Casa Riviera / Basiches Arquitetos Associados - Mesa, Janela, Cadeira
© Ricardo Bassetti

Na parte frontal da Casa Riviera, uma das águas do telhado, a que abrigava a antiga garagem, foi demolida. Neste espaço foi proposta uma empena de fechamento que divide a nova área da garagem e a praça interna de acesso. A garagem ficou mais próxima da rua, demarcada por um pergolado metálico revestido em madeira com cobertura verde.

Casa Riviera / Basiches Arquitetos Associados - Janela, Cadeira, Fachada
© Ricardo Bassetti

A praça interna é configurada pela empena que determina o acesso social, por um novo bloco de ginástica e pelo bloco mais vertical, que determina o eixo principal de circulação da casa e que atravessa toda a edificação. Relação de eixo que é reforçada pelo revestimento em concreto que invade a parte interna do estar chegando até o terraço. Este eixo torna-se o elemento organizador da casa. Na medida em que os novos elementos são implantados ao longo do percurso proposto.

Casa Riviera / Basiches Arquitetos Associados - Janela, Mesa, Cadeira, Porta, Fachada, Pátio, Aido
© Ricardo Bassetti
Croqui
Casa Riviera / Basiches Arquitetos Associados - Mesa, Cadeira, Janela
© Ricardo Bassetti

O bloco de ginástica, construído em estrutura de concreto aparente possui fechamentos em vidro e cobertura verde. O acesso da parte interna é demarcado pelo plano do forro do pavimento superior pintado na cor escura contrastando com a área de pé direito maior e forro na cor branca que acompanha a inclinação do telhado. A vista da praia agora se expande na medida em que o pórtico de madeira percorre todo o estar social e servindo de moldura para o exterior.

Casa Riviera / Basiches Arquitetos Associados - Jardim
© Ricardo Bassetti

Na parte posterior, com vista privilegiada para o mar, foi proposta a ampliação do terraço existente. O novo terraço é demarcado pelo pórtico em estrutura metálica revestido em madeira. Ao lado deste pórtico foi proposto um bloco revestido em concreto que contém a sauna com abertura voltada para a praia. Já ampla e generosa varanda faz a conexão entre a parte interna e externa da casa, que abriga a piscina com vista para o mar. A nova raia de 25 metros ocupa toda a testada posterior do terreno e requalifica a área de deck. O revestimento em tom esverdeado da piscina compõe com o jardim existente que antecede a área da praia. Vale destacar que a reforma privilegia ainda o conforto através da luz natural e brises de madeira.

Casa Riviera / Basiches Arquitetos Associados - Fachada, Cadeira
© Ricardo Bassetti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Riviera / Basiches Arquitetos Associados" 29 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923910/casa-riviera-basiches-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.