Anexo do Lago / Studio AG Arquitetura

Anexo do Lago / Studio AG Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga, Pátio, TerraçoAnexo do Lago / Studio AG Arquitetura - Terraço, Pátio, Jardim, AidoAnexo do Lago / Studio AG Arquitetura - Mesa, Iluminação, Cadeira, Pátio, Viga, TerraçoAnexo do Lago / Studio AG Arquitetura - Porta, Fachada, VigaAnexo do Lago / Studio AG Arquitetura - Mais Imagens+ 20

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ruy Teixeira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artecor Homewear, Arthur Decor, Colormix, GRAPHISOFT, Palimanan, Plancus, Rewood
Anexo do Lago / Studio AG Arquitetura - Jardim
© Ruy Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um espaço de lazer e contemplação pensado para se integrar a paisagem e deixar que a natureza seja protagonista, o projeto, anexo a um lago foi proposto como um quiosque, com estrutura leve e revestimentos que destacam o seu entorno, e estão baseados em 3 pontos: a cobertura, um bloco de serviço e brises para proteção solar.

Anexo do Lago / Studio AG Arquitetura - Janela, Fachada, Jardim
© Ruy Teixeira

O desafio de executar em apenas 2 meses e no meio da natureza induziu a escolha da construção seca e mais ecológica, como a cobertura em madeira laminada colada (MLC) e pilares metálicos, deixando a obra mais leve, e com menor impacto ao terreno.

Anexo do Lago / Studio AG Arquitetura - Mesa, Iluminação, Cadeira, Pátio, Viga, Terraço
© Ruy Teixeira
Anexo do Lago / Studio AG Arquitetura - Imagem 20 de 25
Planta - Pavimento Térreo
Anexo do Lago / Studio AG Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga, Terraço, Pátio
© Ruy Teixeira

Para não agredir a paisagem, a cobertura em MLC - que funciona como um pergolado, com vigas que fazem a sustentação e com ripas em diferentes sentidos que fazem o filtro do sol e criam diversas cenas ao longo do dia - foi inserida como se estivesse apenas flutuando sobre o platô, que foi escolhido precisamente para que a construção ficasse contida na altura da ponte de acesso e das curvas de nível do terreno, para que a cobertura não extrapolasse a linha do horizonte, e estivesse inserida integralmente a natureza.

Anexo do Lago / Studio AG Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Ruy Teixeira

O bloco construído serve de apoio para quem usufrui do espaço e possui em sua construção as bordas arredondadas, em referência a forma orgânica do lago. O revestimento da construção é de espelho, de maneira a refletir o contexto e dar continuidade a toda paisagem que envolve a obra, como se a arquitetura fosse invisível. Uma arquitetura fluida e aberta que permeia o ambiente e ressalta a natureza.

Anexo do Lago / Studio AG Arquitetura - Porta, Janela, Fachada
© Ruy Teixeira

Anexo do Lago / Studio AG Arquitetura - Terraço, Pátio, Jardim, Aido
© Ruy Teixeira

 Os brises, em painéis com telas coloridas, com tons que remetem ao paisagismo a volta, podem se mover para fazer o filtro do sol nos diferentes horários do dia, e dessa forma, ao mesmo tempo que protege o usuário, criam várias cenas, que além enaltecer o ambiente, integra as pessoas diretamente a arquitetura e a natureza.

Anexo do Lago / Studio AG Arquitetura - Cadeira
© Ruy Teixeira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Anexo do Lago / Studio AG Arquitetura" 04 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923731/anexo-do-lago-studio-ag-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.