MVRDV inicia a construção de conjunto de uso misto em Abu Dhabi

MVRDV inicia a construção de conjunto de uso misto em Abu Dhabi - Mais Imagens+ 15

Pixel, o mais recente projeto da empresa holandesa MVRDV, está em construção e deve ser concluído até o final de 2021. O empreendimento de uso misto com base comunitária é o primeiro projeto no Makers District de Abu Dhabi, uma nova e inovadora área cosmopolita na Ilha Reem.

Cortesia de IMKAN

O projeto de 85.000 metros quadrados gera apartamentos, lojas, escritórios e outros equipamentos em torno de uma praça pública dinâmica. O conceito principal incentiva uma nova abordagem para os Emirados, promovendo a vida comum ao ar livre, divergindo das ideias genéricas de prédios únicos e desconectados, uma tipologia dominante no horizonte da região. Na verdade, essa nova visão é possível porque, de acordo com Jacob van Rijs, sócio-fundador da MVRDV, “o clima em Abu Dhabi é muito agradável por cerca de oito meses do ano, mas a maioria das moradias não incentiva as pessoas a passarem tempo a ar livre".

Cortesia de MVRDV

“Com o Pixel, queríamos mostrar que uma conexão com o exterior não é apenas possível nesta cidade, mas também benéfica. Os valores do Makers District - criatividade, aprendizado e compartilhamento - estão todos relacionados diretamente com os usuários. Por isso, nosso projeto cria espaços ao ar livre com a praça de pedestres e "varandas pixel" para estimular o espírito de comunidade, possibilitando esse ambiente social e criativo."- Jacob van Rijs, sócio-fundador da MVRDV.

O projeto é composto por um elemento central de espaço público, cercado por sete torres compactas de altura variada para vistas otimizadas e sombreamento. Pixel, como o próprio nome indica, tem um design inspirado em componentes cúbicos que podem criar múltiplas composições e layouts interiores flexíveis. De fato, esses módulos produzem varandas e janelas salientes, sombreadas por telas de cerâmica nas fachadas voltadas para a praça, para possibilitar a comunicação entre os moradores, o exterior e as pessoas no espaço público aberto. A praça central é parte da “The Artery”, um espaço público contínuo para pedestres através do Makers District conectando o Pixel à praia vizinha. Ele gera uma atmosfera vibrante, incentivando as pessoas a estarem no nível da rua.

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

O projeto gera um impacto amplo nos níveis mais baixos das torres onde acomodar escritórios, lojas, restaurantes, etc. O empreendimento cria 525 apartamentos de tamanhos variados, que diferem de estúdios a espaçosas residências de três dormitórios. A configuração acolhe a diversidade e permite a criação de uma comunidade inclusiva através da adição de unidades caras adjacentes e espaços acessíveis. O design de interiores também será criado pelo MVRDV.

Cortesia de IMKAN

Cliente: IMKAN

Arquitetos: MVRDV

Arquiteto Responsável: Jacob van Rijs

Diretor: Stefan de Koning

Equipe de Projeto: Edina Peli, Ronald Hoogeveen, Mariya Gyaurova, Akshey Krishna Venkatesh, Kristin Schaefer, Katarzyna Nowak, Kevin Loftus, Luca Vacchini, Mirco Facchinelli, Meng Yang, Katarzyna Plonka e Ole Allin Egebaek

Imagens: Antonio Luca Coco, Paolo Mossa Idra, Costanza Cuccato, Davide Calabro, Pavlos Ventouris, Kirill Emelianov, Tomaso Maria Maschietti, Massimiliano Marzoli e Giovanni Coni

Estratégia e Desenvolvimento: Willeke Vester

Parceiros

Co-Arquitetos: Dewan Architects + Engineers

Engenharia e Gerenciamento de Projetos: Ramboll Middle East and Asia

Controle de Custos: Turner & Townsend

Urbanismo e Paisagismo: Bjarke Ingels Group: BIG

Artista: Nicole Martens
Construtora: CNTC

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "MVRDV inicia a construção de conjunto de uso misto em Abu Dhabi" [Construction Begins on MVRDV’s Mixed-Use Development in Abu Dhabi] 25 Ago 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923429/mvrdv-inicia-a-construcao-de-conjunto-de-uso-misto-em-abu-dhabi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.