3º Lugar no concurso nacional para a Sede da AEA Sorocaba

Os escritórios AUÁ arquitetos e Estúdio Itinerante foram premiados com o terceiro lugar no concurso nacional para a nova sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS). Conheça, a seguir, a proposta, acompanhada pelo memorial do projeto.

O projeto parte da consideração do chão, do nível do pedestre que encontra ali um espaço aberto e abrigado em meio à uma avenida construída por muros e cabines de vigilância dos condomínios fechados. Um lugar que permite resgatar o sentido de cidade, promovendo o encontro do edifício proposto com o espaço aberto das ruas, com o cidadão que encontra ali um convite para vivenciar o espaço para além de sua pura funcionalidade.

Cortesia de AUÁ arquitetos + Estúdio Itinerante

Trata-se, portanto, de um projeto que busca na sociabilidade característica do brasileiro, aquele que tem um prazer de levar a vida em comum, a sustentação para a construção física de seus espaços, relacionando constantemente o indivíduo com a sua coletividade, o profissional com a sua classe, as áreas construídas com as áreas livres das praças e jardins.

Cortesia de AUÁ arquitetos + Estúdio Itinerante

Dessa forma, o projeto define, antes de mais nada um eixo capaz de articular tanto a porção livre do terreno tratada como uma praça aberta à população, quanto a porção edificada compreendendo a necessidade de recepção, estar e distribuição das funções que ali se instalarão. Este eixo atravessa o terreno no sentido norte – sul, recepcionando o visitante na entrada do lote e convidando-o a caminhar para o seu interior, primeiramente abrigado pelo volume metálico que se projeta no ar, porém ainda em contato com o exterior. Chega então ao primeiro volume, referente à FASE 1 da construção, onde já encontra os serviços que se relacionam diretamente com esse piso público de acesso à rua: a recepção, o café, a loja, e os atendimentos diários do CAU e CREA, além do espaço de coworking, todos em franca relação com o jardim interno ao volume.

Cortesia de AUÁ arquitetos + Estúdio Itinerante

Este eixo continua a se desenvolver em direção ao segundo volume, referente à FASE 2, que ao mesmo tempo constrói o auditório e no nível inferior a extensão do estacionamento. O eixo corta este segundo volume e se projeta para o limite do lote, debruçando-se sobre a paisagem da cidade de Sorocaba. Distribuí também a circulação de acesso à plateia e palco ao mesmo tempo que cria um espaço de foyer com apoio de copa/bar, sanitários e varanda que se abre para a própria praça.

Cortesia de AUÁ arquitetos + Estúdio Itinerante

O desenho deste eixo estabelece também as condições para o desenvolvimento do volume superior onde estarão as áreas de trabalho. Uma lâmina que flutua sobre os dois corpos inferiores devido a leveza de sua estrutura metálica e ao respiro que mantém ao não tocá-los diretamente. Três volumes  independentes, mas que mantém entre si estreita relação de proximidade.

Esse prisma de aço e vidro que abriga os postos de trabalho, reunião e estar de arquitetos e engenheiros, é protegido por uma envoltória de brises que conformam uma varanda onde as trocas térmicas do edifício são favorecidas pelos elementos que compõe o entorno desenhado, qual seja, a vegetação de porte alto na fachada oeste e espelhos d’água que associados a abertura dos brises se relacionam diretamente com o bem estar dos usuários ao permitir as visuais à partir da lâmina. Aquele que visita e trabalha na edificação proposta encontra-se com seus pares e com sua própria cidade.

Cortesia de AUÁ arquitetos + Estúdio Itinerante

Ficha Técnica

  • Autores / Equipe: AUÁ arquitetos (Diogo Cavallari, Isadora Marchi, Victor Berbel) e Estúdio Itinerante (Flávia Garofalo Cavalcanti)
  • Localização (endereço/cidade/es/país): Sorocaba, São Paulo, Brasil
  • Ano de projeto: 2019
  • Área total construída (m2): 3509,13 m²

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "3º Lugar no concurso nacional para a Sede da AEA Sorocaba" 23 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923338/3o-lugar-no-concurso-nacional-para-a-sede-da-aea-sorocaba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.