ONU-Habitat Brasil abre inscrições de eventos para o Circuito Urbano 2019

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos ( ONU-Habitat ) inicia as inscrições para eventos que ocorrerão em outubro em todo o Brasil, organizados por instituições interessadas em participar do Circuito Urbano 2019, com o tema “Cidades Inovadoras e Inclusivas".

O ONU-Habitat é a agência da ONU responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável e realiza, todos os anos, o Outubro Urbano . A iniciativa, que se inicia com o Dia Mundial do Habitat (na primeira segunda-feira do mês de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro), conta sempre com dois temas selecionados para refletir sobre uma diversidade de questões urbanas e compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor. Além disso, é uma plataforma para debate e divulgação da Nova Agenda Urbana e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 11 (“Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”).

Para dar visibilidade aos temas do Outubro Urbano, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano - uma convocatória para apoiar institucionalmente eventos, organizados por diversos atores, que ocorram durante o mês de outubro. A 2ª edição do Circuito Urbano, em 2019, terá como tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas” e como pergunta inspiradora “Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?”.

O ONU-Habitat receberá, entre 12 a 26 de agosto de 2019 , inscrições de eventos para o Circuito Urbano 2019 que tenham interesse em receber apoio institucional da agência. Os eventos devem ocorrer entre 1 e 31 de outubro de 2019 em cidades de todo o Brasil e abordar como o tipo de inovação selecionado (políticas públicas, governança, social, tecnológica e econômica/financeira) contribui para o aprimoramento de algum serviço e/ou política urbana (água, esgoto e drenagem, resíduos, energia, mobilidade e transportes, moradia adequada, espaços públicos, segurança urbana, cultura, inclusão digital e TICs, trabalho e emprego decentes, educação, saúde e bem-estar, meio ambiente, alimentação urbana e produção e consumo sustentáveis). A inovação deve contribuir para o alcance dos ODS e a implementação da Nova Agenda Urbana, de modo a garantir a igualdade, a inclusão, a resiliência, a sustentabilidade e o acesso aos serviços urbanos para todos e todas.

Os eventos devem ser abertos (com ou sem inscrição) e gratuitos; ter, no mínimo, um público previsto de 30 pessoas e dois palestrantes/facilitadores; estar de acordo com os princípios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; apresentar vínculo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ter alinhamento com os princípios defendidos pelas Nações Unidas e pelo ONU-Habitat. São incentivados eventos que promovam a igualdade racial e de gênero, respeito à diversidade em seus espaços de debate e promovam metodologias participativas.

O apoio institucional do ONU-Habitat inclui: a participação de voluntários/as do Circuito Urbano (de acordo a disponibilidade de selecionados/as para as cidades dos eventos); Kit Informativo do Circuito Urbano 2019, composto por uma seleção de materiais importantes sobre as agendas globais, posicionamento e atuação do ONU-Habitat nas temáticas selecionadas; Kit para eventos participantes do Circuito Urbano 2019, composto por logos e materiais sobre o ONU-Habitat, notas conceituais do Outubro Urbano 2019, instruções para aplicação de questionário e apresentação de vídeo especialmente preparado por representantes do ONU-Habitat para o Circuito Urbano 2019; a utilização do logo do ONU-Habitat em seus materiais de divulgação e websites, mediante aprovação; inclusão do evento no calendário de divulgação do website do Circuito Urbano e nas redes sociais do ONU-Habitat; realização de posts de divulgação do evento antes, no dia do evento e depois nas redes sociais do ONU-Habitat; registro na plataforma de eventos do Outubro Urbano global; inclusão das instituições e/ou contatos no mailing de divulgação de eventos e oportunidades; e participação de representantes do ONU-Habitat, mediante atendimento de critérios e seleção prévia.

O apoio institucional do ONU-Habitat aos eventos selecionados não envolve qualquer tipo de transferência de recursos financeiros às instituições organizadoras dos mesmos.

CRONOGRAMA

  • 12 a 26 de agosto: Período de inscrição de eventos
  • 20 de agosto: Prazo de envio das dúvidas sobre a Chamada via website (sessão “Fale Conosco”)
  • 23 de agosto: Prazo de resposta das dúvidas sobre a Chamada enviadas. As dúvidas enviadas através do website serão respondidas para o e-mail fornecido.
  • 06 de setembro: Prazo para o resultado da seleção de eventos. Os eventos inscritos (selecionados ou não) serão contactados via e-mail.
  • 10 de setembro: Prazo para a disponibilização da lista de eventos selecionados no website do Circuito Urbano
  • 06 a 13 de setembro: Período de inscrições no Programa de Voluntariado

Para mais informações, acesse www.circuitourbano.org ou entre em contato via e-mail circuitourbano@onuhabitat.org.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "ONU-Habitat Brasil abre inscrições de eventos para o Circuito Urbano 2019" 20 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923260/onu-habitat-brasil-abre-inscricoes-de-eventos-para-o-circuito-urbano-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.