Exmo. Hotel / Floret

Exmo. Hotel / Floret

Exmo. Hotel / Floret - Mesa, CadeiraExmo. Hotel / Floret - Imagem 3 de 26Exmo. Hotel / Floret - Fachada, Pilar, Arco, ArcadaExmo. Hotel / Floret - CadeiraExmo. Hotel / Floret - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Floret
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1078
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, BANG & OLUFSEN, Bisazza, CIN, Diasen, Fassa Bortolo, J. Pinto Leitão, Orona Pecres, PADIMAT, Vicaima, Wedi
  • Arquiteta Responsável: Adriana Floret
  • Equipe De Projeto: Adriana Floret, Marta Moraes, Maria d’Orey, Ana Carmo
  • Clientes: TeaandTea, Lda
  • Engenharia: Techonis Global Consulting + A400 - Projectistas e Consultores de Engenharia
  • Consultor: Francisco Queirós
  • Coordenador De Equipe: David Afonso
  • Design De Interiores: Lost & Found Home Design
  • Projeto Luminotécnico: Synapse
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Exmo. Hotel / Floret - Janela, Fachada
Cortesia de Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A história deste edifício remontará ao século XIV. Na verdade, tudo indica que inicialmente seriam dois edifícios que evoluíram para a configuração actual. Durante o período almadino ganhou esta fachada neoclássica. No século XX a dupla Carlos Loureiro e Pádua Ramos desenharam-lhe uma escada modernista de uma elegância a toda a prova. Quando chegou a nossa vez, apenas nos restava respeitar todas estas camadas que tinham atingido ali um ponto de equilíbrio notável. Era um banco. Antes disso foi muitas coisas: escritórios de despachantes, de firmas de seguros, armazém. Casa nos primeiros tempos. Agora é um hotel. Amanhã não sabemos.

Exmo. Hotel / Floret - Tijolo, Arco, Arcada
Cortesia de Ivo Tavares Studio
Exmo. Hotel / Floret - Imagem 25 de 26
Corte B
Exmo. Hotel / Floret - Mesa, Cadeira
Cortesia de Ivo Tavares Studio

Sabemos, no entanto, que quem vier a seguir continuará a conseguir reconhecer no edifício esta linha do tempo. E se tudo correr bem, pouco se aperceberá de que nós ali estivemos. O edifício existente, em razoável estado de conservação, apresenta duas frentes. A principal orientada para a Rua do Infante Dom Henrique e a tardoz, para o edifício contíguo, a Alfândega Velha ou Casa do Infante (ano 1325), onde atualmente funciona o Arquivo Histórico Municipal do Porto, estando o nosso edifício encaixado num ângulo do torreão da primitiva alfândega, aproveitando a parede de pedra do mesmo.

Exmo. Hotel / Floret - Cadeira
Cortesia de Ivo Tavares Studio

A reconstituição da linha do tempo permite-nos perceber que, na verdade, não estamos perante um edifício, mas de dois edifícios que que foram evoluindo até se fundirem numa única edificação. O edifício inicial talvez tenha sido erguido em finais do século XIV, ou no século XV. Seguramente, só poderá ter sido erguido apenas após a "abertura" da Rua Nova, ou Rua Formosa (atual Rua do Infante), mandada abrir por D. João I (1357-1433). A proposta teve por base a pré-existência, a caracterização física do edifício e o novo programa, o qual prevê a manutenção da função de serviços, mas agora como unidade Hoteleira de 4 estrelas.

Exmo. Hotel / Floret - Cadeira, Janela
Cortesia de Ivo Tavares Studio

Devido ao facto de se tratar de um prédio que se encontrava em uso, o seu relativo bom estado de conservação actual permitiu-nos pensar numa intervenção pouco intrusiva, usando as modificações realizadas ao longo do século XX, nomeadamente a introdução de lajes de betão. Fez-se uma leitura crítica das várias camadas históricas incorporadas no edifício e adotaram-se soluções para uma transição sem grandes dramatismos da função “banco” para a função “hotel”. O fio condutor foi o de acrescentar elementos sem comprometer a presença das várias camadas históricas e fazê-lo de forma a garantir a reversibilidade da intervenção. 

Exmo. Hotel / Floret - Cama, Dormitório, Janela
Cortesia de Ivo Tavares Studio
Exmo. Hotel / Floret - Imagem 20 de 26
Planta - Terceiro Pavimento
Exmo. Hotel / Floret - Imagem 3 de 26
Cortesia de Ivo Tavares Studio

De um modo geral, foram preservadas as fachadas, a estrutura principal em alvenaria de pedra e todos os elementos decorativos originais, incluindo algumas inscrições de siglas medievais gravadas por pedreiros. Também é possível ver um arco que remontará à edificação original e uma escada oitocentista que se pretende manter, fazendo parte do espaço multifuncional desenhado neste piso. Optou-se por preservar, pelo seu valor arquitectónico, a escadaria introduzida na década de 70. As alterações prendem-se essencialmente com as divisões interiores e a organização do espaço para albergar a nova função. Serão melhoradas ainda as condições de conforto, adaptando o mesmo às exigências da função hoteleira.

Exmo. Hotel / Floret - Escada
Cortesia de Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua do Infante D. Henrique 91-65, 4050-297 Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Exmo. Hotel / Floret" 12 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923190/exmo-hotel-floret> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.