Casa LLV / FLV Arquitectura

Casa LLV / FLV Arquitectura

Casa LLV / FLV Arquitectura - Mais Imagens+ 23

Córdoba, Argentina
  • Arquitetos: FLV Arquitectura; FLV Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  365
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerro Negro, Merlino, Noval, Roca, Saniplast
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote situado em um bairro fechado da zona sul de Córdoba, faz limite de fundo com um espaço verde de grande caráter paisagístico criado por um canal que atravessa o bairro de eixo a eixo. O mesmo tem, por sua vez, a particularidade de apresentar um desnível, o qual foi adotado como ponto de partida para projetar a disposição da residência. Desta maneira, a garagem foi disposta em meio nível sob a rua e a casa se implantou na cota do fundo do terreno, dando protagonismo a uma jardim em nível com o pavimento principal.

© Gonzalo Viramonte
Planta - Térreo
© Gonzalo Viramonte

A conexão entre estes níveis e a rua se da a partir de rampas, uma de acesso de pedestres ascendente até a porta de entrada; e outra de acesso de veículos descendente até a garagem. Como estética geral da casa, projetou-se uma planta retangular envolta por uma pele de tijolos que torna-se permeável de acordo com as necessidades visuais ou de isolamento. Em direção à rua, por trás dessa casca de tijolo, cria-se um pátio longitudinal que não só resguarda a privacidade dos dormitórios, como também gera uma proteção em relação à luz do sol por sua orientação

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

A planta se distribui em três setores, onde o privado se orienta para a fachada, o semi-privado no centro e o setor público para o fundo, com vistas ao jardim. Esta distribuição fez com que se gere uma rampa que acompanha a extensão da residência para gerar uma entrada protagonista em relação ao ambiente principal. Optou-se por situar o grande espaço social tomando toda a largura passível a construção do terreno, e em franca relação com o fundo do lote. Para este ambiente projetou-se uma área de estar e jantar com uma cozinha semi-integrada que permite, por meio de portas dobráveis de alumínio, a setorização em caso necessário.

© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa LLV / FLV Arquitectura" [Casa LLV / FLV Arquitectura] 19 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923182/casa-llv-flv-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.