Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Residência W270 / São Paulo Arquitetos + Fabio Jorge Arquitetura

Residência W270 / São Paulo Arquitetos + Fabio Jorge Arquitetura

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 48

Casas  · 
Bragança Paulista, Brasil
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Fabio Jorge Arquitetura, Sao Paulo Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura
  • Fotógrafo Created with Sketch.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Aricanduva Esquadrias Metálicas, Daikin Mcquay Ar condicionado, Deca, Engemetal, JRS Pisos e Decoraçõe, JRS Pisos e Decorações, La Fonte Assa Abloy, Largrill Serralheria Artística, Lumini, Portobello Shop, Quicolli, Real HT, kitchens
  • Arquitetos Responsáveis

    Fabio Jorge, Paulo Roberto dos Santos Barbosa, Tais Cristina da Silva
  • Equipe de Projeto

    Adriana Godoy, Maria Fernanda Vita, Thaís Velasco, Cássio Oba Osanai, Marina Caio
  • Ano do projeto

    2015
  • Unidade

    m2
  • Design de Interiores

    Fabio Jorge, Paulo Roberto dos Santos Barbosa, Tais Cristina da Silva, Fernanda Castilho (C2H Arquitetos) e Maria Brasil (Maria Brasil Arquitetura)
  • Engenharia

    SP.PROJECT – Fundações, Estruturas, Hidráulica, Elétrica e Climatização
  • Projeto Luminotécnico

  • Paisagismo

  • Consultores

    GR Consultoria – Concreto Aparente
  • Construtora

    Epson Construções Personalizadas
Mais informações Menos informações
© Pedro Kok
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi apelidada de W270 em função da precisa orientação do lote no sentido oeste. Esta condição, associada ao fato do lote de fundos, de orientação oposta, estar em cota muito elevada e que impediria qualquer possibilidade de visuais a partir da casa, acabou por nos obrigar a estabelecer essa orientação como ponto de partida para toda a organização do lote.

© Pedro Kok
© Pedro Kok

O projeto se inicia ao estabelecer dois terraplenos; o primeiro, inferior e 3 metros acima da rua, é definido por um campo de recreação; enquanto o segundo, 6 metros acima da cota da rua, define a área de implantação da casa propriamente dita.

© Pedro Kok
© Pedro Kok
Planta Pavimento Térreo
Planta Pavimento Térreo
© Pedro Kok
© Pedro Kok

No centro desse terrapleno um quadrilátero define um recinto, um vazio, o coração da casa. É esse vazio que articula os corpos construídos que acabam por gerar a configuração final do projeto. O lugar onde estão posicionados todos os espaços de uso coletivo e para onde tudo converge.

Ao norte deste recinto a piscina e o volume que compreende spa, sauna e home theater; ao sul, na barra mais extensa, as suítes; e no corpo à leste as cozinhas e demais dependências de serviços. Estes três corpos estáveis, protegidos em função daquilo que abrigam, recebem uma grande cobertura metálica que define os espaços de estar, jantar e a varanda, que podem, quando conveniente, tornarem-se um único espaço.

© Pedro Kok
© Pedro Kok

Este espaço se estende ao deck e continua até o gramado e a parede que define o limite do terrapleno superior. É a partir deste ponto onde se pode apreciar a vista completamente desempedida do condomínio, a bela geometria do lago, a geomorfologia dos campos e, no horizonte, ao final do dia, o pôr do sol.

© Pedro Kok
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência W270 / São Paulo Arquitetos + Fabio Jorge Arquitetura" 17 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923173/residencia-w270-sao-paulo-arquitetos-plus-fabio-jorge-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.