Residência W270 / São Paulo Arquitetos + Fabio Jorge Arquitetura

Residência W270 / São Paulo Arquitetos  + Fabio Jorge Arquitetura - Janela, Fachada, JardimResidência W270 / São Paulo Arquitetos  + Fabio Jorge Arquitetura - Mesa, CadeiraResidência W270 / São Paulo Arquitetos  + Fabio Jorge Arquitetura - Escada, Fachada, Viga, Janela, CorrimãoResidência W270 / São Paulo Arquitetos  + Fabio Jorge Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga, Janela, PátioResidência W270 / São Paulo Arquitetos  + Fabio Jorge Arquitetura - Mais Imagens+ 43

Bragança Paulista, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  975
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Kok
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aricanduva Esquadrias Metálicas, Assa Abloy, Daikin Mcquay Ar condicionado, Deca, Engemetal, JRS Pisos e Decoraçõe, JRS Pisos e Decorações, Largrill Serralheria Artística, Lumini, Portobello Shop, Quicolli, Real HT, kitchens
  • Arquitetos Responsáveis: Fabio Jorge, Paulo Roberto dos Santos Barbosa, Tais Cristina da Silva
  • Equipe De Projeto: Adriana Godoy, Maria Fernanda Vita, Thaís Velasco, Cássio Oba Osanai, Marina Caio
  • Design De Interiores: Fabio Jorge, Paulo Roberto dos Santos Barbosa, Tais Cristina da Silva, Fernanda Castilho (C2H Arquitetos) e Maria Brasil (Maria Brasil Arquitetura)
  • Engenharia: SP.PROJECT – Fundações, Estruturas, Hidráulica, Elétrica e Climatização
  • Projeto Luminotécnico: René Adriani Lighting Design
  • Paisagismo: Jardim Paulistano
  • Consultores: GR Consultoria – Concreto Aparente
  • Construtora: Epson Construções Personalizadas
  • Cidade: Bragança Paulista
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência W270 / São Paulo Arquitetos  + Fabio Jorge Arquitetura - Fachada, Jardim
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi apelidada de W270 em função da precisa orientação do lote no sentido oeste. Esta condição, associada ao fato do lote de fundos, de orientação oposta, estar em cota muito elevada e que impediria qualquer possibilidade de visuais a partir da casa, acabou por nos obrigar a estabelecer essa orientação como ponto de partida para toda a organização do lote.

Residência W270 / São Paulo Arquitetos  + Fabio Jorge Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga, Janela, Pátio
© Pedro Kok

O projeto se inicia ao estabelecer dois terraplenos; o primeiro, inferior e 3 metros acima da rua, é definido por um campo de recreação; enquanto o segundo, 6 metros acima da cota da rua, define a área de implantação da casa propriamente dita.

Residência W270 / São Paulo Arquitetos  + Fabio Jorge Arquitetura - Escada, Fachada, Viga, Janela, Corrimão
© Pedro Kok
Residência W270 / São Paulo Arquitetos  + Fabio Jorge Arquitetura - Imagem 39 de 48
Planta Pavimento Térreo
Residência W270 / São Paulo Arquitetos  + Fabio Jorge Arquitetura - Mesa, Sofá, Janela, Cadeira, Viga
© Pedro Kok

No centro desse terrapleno um quadrilátero define um recinto, um vazio, o coração da casa. É esse vazio que articula os corpos construídos que acabam por gerar a configuração final do projeto. O lugar onde estão posicionados todos os espaços de uso coletivo e para onde tudo converge.

Ao norte deste recinto a piscina e o volume que compreende spa, sauna e home theater; ao sul, na barra mais extensa, as suítes; e no corpo à leste as cozinhas e demais dependências de serviços. Estes três corpos estáveis, protegidos em função daquilo que abrigam, recebem uma grande cobertura metálica que define os espaços de estar, jantar e a varanda, que podem, quando conveniente, tornarem-se um único espaço.

Residência W270 / São Paulo Arquitetos  + Fabio Jorge Arquitetura - Porta
© Pedro Kok

Este espaço se estende ao deck e continua até o gramado e a parede que define o limite do terrapleno superior. É a partir deste ponto onde se pode apreciar a vista completamente desempedida do condomínio, a bela geometria do lago, a geomorfologia dos campos e, no horizonte, ao final do dia, o pôr do sol.

Residência W270 / São Paulo Arquitetos  + Fabio Jorge Arquitetura - Fachada, Viga
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência W270 / São Paulo Arquitetos + Fabio Jorge Arquitetura" 19 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923173/residencia-w270-sao-paulo-arquitetos-plus-fabio-jorge-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.