Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Petrās Architecture projeta novo Museu Arqueológico Grego em Esparta

Petrās Architecture projeta novo Museu Arqueológico Grego em Esparta

  • 19:00 - 18 Agosto, 2019
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Petrās Architecture projeta novo Museu Arqueológico Grego em Esparta
Petrās Architecture projeta novo Museu Arqueológico Grego em Esparta, Cortesia de Petrās Architecture
Cortesia de Petrās Architecture

Cortesia de Petrās Architecture Cortesia de Petrās Architecture Cortesia de Petrās Architecture Cortesia de Petrās Architecture + 20

O escritório de arquitetura Petrās Architecture apresentou uma proposta de projeto para o museu arqueológico de Esparta, Na Grécia. Encomendado pela própria prefeitura da cidade grega do Peloponeso, o novo museu arqueológico de Esparta é composto por um sítio arqueológico e um edifício existente tombado além de uma nova e moderna estrutura. Reunindo arquitetura, história e paisagem, o projeto pretende unificar todos estes elementos através de uma narrativa espacial única e integrada.

Cortesia de Petrās Architecture
Cortesia de Petrās Architecture

Como os próprios arquitetos afirmam, o novo edifício do museu foi concebido para complementar a estrutura existente, tanto o patrimônio histórico quanto o sítio arqueológico da cidade de Esparta. Em seu conjunto, o projeto enfatiza a autonomia e a conexão entre as três estruturas, tanto funcional quanto semanticamente. Ambos edifícios representam duas diferentes versões de austeridade e dois momentos históricos distintos, integrados através da linguagem arquitetônica. A proposta apresentada pelos arquitetos do Petrās propõe um percurso expositivo contínuo que integra os espaços interiores do museu com a paisagem a céu aberto do sítio arqueológico de Esparta.

Cortesia de Petrās Architecture
Cortesia de Petrās Architecture
Cortesia de Petrās Architecture
Cortesia de Petrās Architecture

O design expositivo explora as "histórias e mitos locais", os quais respondem de forma mais ampla aos principais valores da cultura Espartana e a sua paisagem natural, histórica e arqueológica. Formalmente falando, este "percurso narrativo" assume a forma de um grande painel modular curvo, que pode ser alterado conforme as necessidades de cada exposição, guiando os visitantes pelos espaços do museu. Os demais espaços expositivos assumem um papel complementar, fornecendo otras possibilidades e articulações entre o percurso expositivo principal e os demais elementos do museu.

Cortesia de Petrās Architecture
Cortesia de Petrās Architecture
Cortesia de Petrās Architecture
Cortesia de Petrās Architecture

Paralelamente ao percurso histórico, marcado pelos módulos curvos que ocupam o coração do novo edifício, o caminho mitológico nos leva até as ruínas do sítio arqueológico de Esparta. Uma seleta palheta de materiais assim como um singelo projeto de iluminação criam um pano de fundo neutro para o sítio arqueológico. A idéia de incorporar um elemento circular que define e configura o espaço expositivo não surgiu por acaso: este era o percurso da antiga estrada que passava pelo local, conectando a acrópole com o rio Evrotas. Além disso, a marquise sobre os mosaicos potencializa a perspectiva em direção ao sítio arqueológico, conectando e integrando interior e exterior. Do ponto de vista formal, a fachada de aço inox foi concebida para refletir as cores da paisagem circundante, interagindo e integrando-se à ela. Espaço e tempo, interior e exterior parecem fundir-se neste projeto. 

Equipe

Projeto de arquitetura: Petrās Architecture, Tsampikos Petras, Theodosis Drivas, Yannis Apostolopoulos
Projeto expositivo & consultoria de projeto de arquitetura: MEAmuse, Panos Tzonos, Matoula Scaltsa
Post-Spectacular Office: Stergios Galikas, Evelina Garanzioti, Elli Xristaki
Projeto estrutural: Nikos Fourlemadis
HVAC: Apostolos Kanellakis, Panagiotis Karaiskos

Via Petrās Architecture

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Petrās Architecture projeta novo Museu Arqueológico Grego em Esparta" [Petrās Architecture Designs New Greek Archaeological Museum for Sparta ] 18 Ago 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923101/petras-architecture-projeta-novo-museu-arqueologico-grego-em-esparta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.