Residência 10 / Luciano Kruk

Residência 10 / Luciano Kruk - Mais Imagens+ 37

Dique Luján, Argentina
  • Arquitetos: Luciano Kruk; Luciano Kruk
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  306
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias :Daniela Mac Adden
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Barugel azulay, Blainstein, FV, Fábrica de Luz, Nivel
  • Projeto E Direção: Luciano Kruk
  • Construção: Constructora Correa
  • Coordenação De Projeto: Belén Ferrand
  • Coordenação De Obra: Belén Ferrand
  • Colaboradores: Andrés Conde Blanco, Denise Andreoli
  • Edição De Texto: Mariana Piqué
  • Cidade: Dique Luján
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Daniela Mac Adden

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado no condomínio fechado de San Rafael, a cerca de 30 km da cidade de Buenos Aires, possuindo a particularidade e valor de que seu limite posterior está voltado para a principal lagoa do empreendimento. A sua área é de 907 m² com uma testada de 24 metros de largura que é reduzida até chegar aos 17 metros na parte posterior com uma profundidade de 44 metros.

© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

Os clientes, um jovem casal, interessados na proposta estética do nosso trabalho e na construção de concreto aparente pela baixa manutenção proporcionada por este sistema construtivo, nos solicitaram uma residência de 300m2.

© Daniela Mac Adden

Quanto às exigências estéticas, requereu-se que o exterior da casa fosse completamente feito em concreto aparente, enquanto as paredes brancas predominavam no interior, contrastando com alguns elementos especiais também em concreto.

Os requisitos programáticos solicitados consistiam em uma área social grande e dupla, um ambiente para assistir TV separado da área social, uma cozinha que não era conectada à sala de jantar, uma suíte master com closet, dois dormitórios para as futuras crianças, também suites, um escritório, uma garagem para dois carros, uma marquise importante para desfrutar do exterior e uma piscina de bom tamanho.

© Daniela Mac Adden

A estratégia era organizar a moradia em torno da área social com pé-direito duplo, procurando que o alto espaço do salão não fosse expresso do lado de fora, para garantir que a construção de dois pavimentos fosse predominantemente horizontal, pois dessa forma entendíamos que a integração com o ambiente seria harmoniosa.

© Daniela Mac Adden

Decidiu-se posicionar o grande espaço social em toda a largura edificável do terreno, e em franca relação com a parte posterior do lote, para permitir que os clientes desfrutem da vista privilegiada para o jardim, para a piscina, que também situamos de forma paralela, para a lagoa e o horizonte

© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

O pavimento superior, que abrigaria os três dormitórios de ambos os lados do espaço com pé-direito duplo, é expressado como um volume prismático puro e densamente ajardinado, fazendo com que ele se projete para frente para gerar o estacionamento coberto e acesso a casa, criando, na parte posterior, uma marquise que relaciona o interior com o exterior.

© Daniela Mac Adden

O telhado foi desenvolvido por uma série de vigas paralelas invertidas orientadas na direção da largura da construção, estas vigas cumprem uma dupla função: por um lado suportam as lajes de acordo com as necessidades espaciais de altura de cada setor.

© Daniela Mac Adden

Este conjunto de níveis das lajes foi utilizado para reduzir a percepção visual da casa, definindo a altura real da residência por trás das suas fachadas.

Por outro lado, essas vigas também foram projetadas para criar um sistema de claraboia que busca iluminação indireta do sul, principalmente para complementar a necessidade de luz natural da área social, bem como de outros setores habitacionais.

© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

No espaço principal, a cobertura da altura dupla foi diminuída até o nível inferior das vigas invertidas, permitindo a altura mínima necessária de passagem no ponto de chegada das escadas no pavimento superior. Desta forma, este espaço mantem uma leitura horizontal e o seu telhado surge como um objeto opaco, mas de aparência leve, devido ao efeito da luz zenital em seus dois longos lados .

Este dispositivo, juntamente com outro elemento que se dispõe da conexão das escadas, o apoio para a casa e uma divisória suspensa que esconde um ambiente destinado a sala de TV feita de concreto aparente são fortemente destacados pelo contraste de percepções entre a própria rusticidade do material em oposição à cor branca contínua com a qual todo o restante dentro da casa foi revestido.

© Daniela Mac Adden

A estrutura é, então, concluída com uma grande caixa de proporções horizontais que compõe o primeiro pavimento e o térreo livre fechado com uma divisória para cada lado.

O pavimento superior é montado como um tubo que se abre para a frente e para trás sendo que nas laterais é fechado por duas divisórias cegas que buscam privacidade em relação aos vizinhos. Essas divisórias no pavimento superior atingem a altura interior das vigas invertidas, ocultando também, dos lados do projeto, a altura real da casa e reforçando a sua proporção horizontal.

© Daniela Mac Adden

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência 10 / Luciano Kruk" [Casa 10 / Luciano Kruk] 20 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922913/residencia-10-luciano-kruk> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.