Floresta Branca em Monsanto / Bruno Camara Arquitectos

Floresta Branca em Monsanto / Bruno Camara Arquitectos - Janela, Fachada, PilarFloresta Branca em Monsanto / Bruno Camara Arquitectos - FachadaFloresta Branca em Monsanto / Bruno Camara Arquitectos - Imagem 4 de 22Floresta Branca em Monsanto / Bruno Camara Arquitectos - Imagem 5 de 22Floresta Branca em Monsanto / Bruno Camara Arquitectos - Mais Imagens+ 17

Floresta Branca em Monsanto / Bruno Camara Arquitectos - Porta, Janela, Jardim
© José Ventura

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque Florestal de Monsanto representa a maior área verde de Lisboa, sendo considerado o pulmão da cidade. O desafio lançado pela Junta de Freguesia de Benfica, através da abertura de um concurso público, visava a construção de um novo espaço de apoio a todos os que visitam Monsanto, assim como a reabilitação dos espaços exteriores. Um avanço importante no sentido da requalificação, de várias áreas do parque florestal, almejada pelo município.

Floresta Branca em Monsanto / Bruno Camara Arquitectos - Jardim
© José Ventura

A empresa CVZ - Construções, a quem foi adjudicada a empreitada, contratou o Gabinete Bruno Câmara Arquitectos para conceber o projeto de um novo restaurante/bar com espaços exteriores, incluindo vários percursos pedonais e espaços lúdicos nas zonas contíguas.

Floresta Branca em Monsanto / Bruno Camara Arquitectos - Janela, Porta
© José Ventura
Planta
Floresta Branca em Monsanto / Bruno Camara Arquitectos - Floresta
© José Ventura

Com o objetivo de desenvolver um projeto de arquitetura contemporânea e minimalista, harmoniosamente enquadrado na paisagem de Monsanto, o Gabinete Bruno Câmara Arquitectos criou o conceito de “floresta branca”, em torno do qual baseou toda a sua proposta.

Floresta Branca em Monsanto / Bruno Camara Arquitectos - Janela, Floresta
© José Ventura

Globalmente marcado pela cor branco, o projeto partiu da criação de percursos pedonais limitados por 3.411 troncos de madeira, pintados a branco, que, pelas suas formas curvas e orgânicas, formam áreas exteriores com diferentes funções e enquadramentos perspéticos , desde pequenos auditórios a vários espaços lúdicos. É no âmago desta “floresta branca” que surge o espaço principal de restaurante/bar, com zona interior e exterior, valorizando a espacialidade e ligação à natureza envolvente. Definido por uma estrutura de madeira, ferro e vidro, o edifício foi concebido com materiais sustentáveis e auto-portantes.

Floresta Branca em Monsanto / Bruno Camara Arquitectos - Porta, Pilar
© José Ventura

Destacando-se pelo seu branco de linhas minimalistas, a nova construção veio conferir um toque de inovação, praticidade e elegância ao verde de Monsanto, conseguindo-se, simultâneamente, o enquadramento paisagístico desejado. O impacto foi atenuado pelos troncos brancos circundantes, pela harmonia das suas linhas curvas em sintonia com os espaços envolventes e pelos materiais utilizados.

Floresta Branca em Monsanto / Bruno Camara Arquitectos - Imagem 5 de 22
© José Ventura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parque Forestal de Monsanto, 1500 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Floresta Branca em Monsanto / Bruno Camara Arquitectos" 13 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922900/floresta-branca-em-monsanto-bruno-camara-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.