Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Como funcionam as fachadas duplas ventiladas?

Como funcionam as fachadas duplas ventiladas?

Como funcionam as fachadas duplas ventiladas?
Como funcionam as fachadas duplas ventiladas?, © ArchDaily
© ArchDaily

Fachadas ventiladas ou de pele dupla. Nomes quase auto-explicativos para sistemas de fachadas compostas por duas peles, geralmente de vidro, em que o ar flui através da cavidade intermediária. Esse espaço - que pode variar entre 20 cm a alguns metros - atua como isolamento contra temperaturas extremas, ventos e som, melhorando a eficiência térmica da edificação, tanto para temperaturas altas como baixas. Talvez um dos exemplos mais famosos de fachadas ventiladas seja o edifício 30 St Mary Axe “The Gherkin”, de Foster + Partners. O fluxo de ar pela cavidade pode se dar naturalmente, ou ser impulsionado mecanicamente. Entre essas peles podem ser incluídos dispositivos de sombreamento solar.

© Cemal Emden © Martin Van der Wal © Sergio Grazia © Cemal Emden + 11

Cortesia de Renzo Piano Building Workshop
Cortesia de Renzo Piano Building Workshop

Embora o conceito de Fachadas Ventiladas não seja novo, há uma tendência crescente de arquitetos e engenheiros para usá-los, principalmente em arranha-céus, uma vez que permitem uma fachada transparente, ao mesmo tempo que propiciam conforto térmico e sonoro aos ambientes internos, diminuindo custos de ar-condicionado e dispensando o uso de vidros tão tecnológicos.

Cortesia de Renzo Piano Building Workshop
Cortesia de Renzo Piano Building Workshop

O funcionamento das fachadas ventiladas adapta-se aos meses mais frios e mais quentes por meio de estratégias distintas e é sua versatilidade o que torna a solução mais interessante. Através de pequenas modificações, como a abertura ou fechamento das aletas de entrada ou saída, ou o acionamento de circuladores de ar, o comportamento da fachada é alterado. 

Para climas frios, a ideia é que o "colchão" de ar conforme uma barreira para as perdas de calor. O ar aquecido pelo sol, contido na cavidade, também pode aquecer os ambientes externos, reduzindo a demanda por sistemas de aquecimento.

Dias frios. Image © ArchDaily
Dias frios. Image © ArchDaily

Em climas quentes a cavidade pode ser ventilada para fora do edifício para mitigar o ganho solar e diminuir a carga de resfriamento. O excesso de calor é drenado através de um processo conhecido como efeito chaminé, em que as diferenças entre a densidade do ar criam um movimento de circulação, com o ar quente saindo. Isso significa essencialmente que, à medida que a temperatura do ar na cavidade aumenta, ele é empurrado para fora da cavidade, trazendo uma leve brisa aos ambientes, ao mesmo tempo que isolando contra os ganhos de calor.

Dias quentes. Image © ArchDaily
Dias quentes. Image © ArchDaily
Dias quentes. Image © ArchDaily
Dias quentes. Image © ArchDaily

Por isso, entende-se que as Fachadas de Pele Dupla são sistemas que dependem muito das condições externas (radiação solar, temperatura externa, etc), que influenciarão diretamente no conforto interno. Dessa forma, o projeto cuidadoso é imprescindível para cada caso, carecendo do conhecimento detalhado da orientação, contexto, condições locais de radiação e temperatura, ocupação do edifício, entre muitos outros. Destacamos, abaixo, algumas vantagens e desvantagens das fachadas ventiladas:

© Martin Van der Wal
© Martin Van der Wal

Vantagens

  • Reduzir a demanda de resfriamento e aquecimento;
  • Permitir vistas livres e iluminação natural;
  • Melhorar o isolamento, seja térmico e acústico;
  • Permitir a ventilação natural, e a renovação do ar, tornando os ambientes mais saudáveis.

© Martin Van der Wal
© Martin Van der Wal

Desvantagens

  • Custo inicial de construção muito mais alto;
  • Consumo de espaço;
  • Demanda manutenção;
  • Ela pode deixar de funcionar adequadamente se o contexto for alterado significativamente (sombreamento por outros edifícios, por exemplo).

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Como funcionam as fachadas duplas ventiladas?" 14 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922852/como-funcionam-as-fachadas-ventiladas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.