Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço Público
  4. Rússia
  5. DROM
  6. 2019
  7. Azatlyk - Praça Central de Naberezhnye Chelny / DROM

Azatlyk - Praça Central de Naberezhnye Chelny / DROM

  • 10:30 - 23 Agosto, 2019
  • Curadoria de María Francisca González
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Azatlyk - Praça Central de Naberezhnye Chelny / DROM
Azatlyk - Praça Central de Naberezhnye Chelny / DROM, © Dmitry Chebanenko
© Dmitry Chebanenko

© Dmitry Chebanenko © Evgeny Evgrafov © Evgeny Evgrafov © Evgeny Evgrafov + 22

  • Arquitetos

  • Equipe DROM

    Asaf Barnea, Aga Batkiewicz, Valentina Ciccotosto, Elif Gözde Öztoprak, Timur Karimullin (sócio), Sofia Koutsenko (sócio), Roos Pulskens, Timur Shabaev (sócio), Pratyusha Suryakant
  • Área

    7.800 m²
  • Ano do projeto

    2019
  • Fotografias

© Dmitry Chebanenko
© Dmitry Chebanenko

Nosso projeto de renovação para a principal praça pública em Naberezhnye Chelny, uma cidade soviética construída no final da década de 1970 ao redor da famosa fábrica de caminhões Kamaz, é uma nova visão sobre o papel do espaço público numa cidade de uma única indústria.

© Dmitry Chebanenko
© Dmitry Chebanenko

A praça original foi projetada em torno de um eixo central formal que pretendia conectar o prédio da prefeitura ao museu de Lenin. Como o último nunca foi construído, o eixo perdeu seu significado. A praça permaneceu formal e monótona; uma relíquia do passado soviético que foi subutilizada e desconectada da cidade e de sua vida pública.

© Evgeny Evgrafov
© Evgeny Evgrafov
Axonométrica
Axonométrica
© Evgeny Evgrafov
© Evgeny Evgrafov

Transformamos a praça em um espaço público dinâmico e cativante, com ambientes de múltiplas funções e qualidades que são inclusivas para diferentes grupos de pessoas.

Através da mudança estratégica de levar o eixo central para a borda da praça, mais próximo de um conjunto denso de árvores já existentes, nós a despimos de sua base ideológica. Assim, proporcionando aos visitantes proteção às intempéries e conectando-os diretamente à vizinhança ao redor. Para intensificar a atividade no caminho principal, projetamos uma série de pavilhões para serem colocados ao longo do passeio.

© Evgeny Evgrafov
© Evgeny Evgrafov
Passeio
Passeio
© Evgeny Evgrafov
© Evgeny Evgrafov

No lugar do antigo eixo central, criamos um “tapete da cidade” que funciona como três praças, cada uma com seu próprio caráter único: A Praça dos Eventos é um espaço urbano pavimentado que também é usado para feiras semanais. A Praça Verde é para relaxar no gramado e aproveitar o paisagismo sazonal realizado pelo departamento de plantação da cidade. A Praça Cultural tem uma fonte renovada e um novo espelho d'água para brincar nos dias quentes. Esta praça está ligada à prefeitura e a uma sala de cinema.

© Evgeny Evgrafov
© Evgeny Evgrafov

Na interseção com o passeio, cada praça é apoiada por um programa de ancoragem: um anfiteatro que funciona como um café, uma plataforma de observação em espiral pintada na emblemática cor laranja Kamaz, que acrescenta mais uma dimensão vertical à área, e uma fonte circular que se transforma em uma pista de patinação de gelo no inverno.

© Evgeny Evgrafov
© Evgeny Evgrafov

Desenvolvemos um padrão único de pavimentação para cada uma das praças e espaços integrados para descanso. Estes espaços são protegidos dos fortes ventos e do sol por “colinas” estrategicamente posicionadas e espécies de árvores nativas.

© Evgeny Evgrafov
© Evgeny Evgrafov

Além dos pavilhões, projetamos mobiliários urbanos e elementos de iluminação, desenvolvidos e produzidos por fabricantes locais. Para eles, os desafios colocados pelo projeto proporcionaram uma nova e excitante experiência de aprendizado. Alguns transformaram suas linhas de produção para o propósito do projeto, criando um novo nicho na economia da cidade. Por exemplo, a principal estrutura de suporte para a “espiral” foi feita com a mesma tecnologia que é utilizada na fabricação de tubulações de gás. Os bancos foram feitos em uma fábrica de concreto local, e as lâmpadas foram feitas usando perfis de aço padrão. Também analisamos cuidadosamente o ecossistema existente, deixando a maior parte da vegetação e adicionando novas árvores. Todos esses aspectos ajudaram a reduzir as percepções negativas sobre a enorme transformação no centro da cidade, tornando o projeto mais sustentável, resiliente e financeiramente viável.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Azatlyk - Praça Central de Naberezhnye Chelny / DROM" [Azatlyk - Central Square of Naberezhnye Chelny / DROM] 23 Ago 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922823/azatlyk-praca-central-de-naberezhnye-chelny-drom> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.