Pavilhão Xilema / Kéré Architecture

Pavilhão Xilema / Kéré Architecture  - Imagem 2 de 10Pavilhão Xilema / Kéré Architecture  - Imagem 3 de 10Pavilhão Xilema / Kéré Architecture  - Imagem 4 de 10Pavilhão Xilema / Kéré Architecture  - Imagem 5 de 10Pavilhão Xilema / Kéré Architecture  - Mais Imagens+ 5

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  195
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Iwan Baan
  • Arquiteto Responsável: Francis Kéré
  • Cidade: Fishtail
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Xilema / Kéré Architecture  - Imagem 3 de 10
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Xilema, o pavilhão de encontros do Tippet Rise Art Center, foi projetado por Francis Kéré como um abrigo silencioso e protetor para os visitantes do rancho. Nomeado de forma a evocar as vitais camadas internas da estrutura de uma árvore, Xilema é um lugar onde os visitantes podem se reunir para conversar, contemplar as vistas dos álamos e dos algodoeiros da margem do riacho Grove, ou sentar e meditar individualmente.

Pavilhão Xilema / Kéré Architecture  - Imagem 4 de 10
© Iwan Baan

Localizado em um relevo levemente abaixo do nível da terra, entre as principais instalações do Art Center e o início das trilhas para caminhadas, o pavilhão se situa em uma clareira cercada por álamos, de frente para um pequeno riacho. Totalmente esculpido em toras de madeira, o pavilhão simbolicamente convida o visitante, que no Tippet Rise Art Center se confronta com a natureza em sua escala mais ampla, a acessar a parte mais secreta da natureza, o coração das árvores. A madeira de pinus sustentável usada em todo o pavilhão, obtida localmente a partir de um processo de poda natural que salva as florestas dos insetos parasitas, é utilizada em sua aparência natural.

Pavilhão Xilema / Kéré Architecture  - Imagem 5 de 10
© Iwan Baan

As peças de madeira da cobertura são montadas em feixes circulares e inseridas dentro de uma estrutura modular hexagonal de aço Corten, sobre sete colunas de aço. A superfície superior da cobertura é esculpida sinuosamente para criar uma topografia arredondada que remete às colinas da região. Ao mesmo tempo maciço e leve, o teto é inspirado no "toguna", o espaço tradicional mais sagrado de toda aldeia Dogon, um abrigo de madeira e palha projetado para proteger do sol, que ao mesmo tempo permite que haja ventilação no espaço interno.

Pavilhão Xilema / Kéré Architecture  - Imagem 2 de 10
© Iwan Baan
Pavilhão Xilema / Kéré Architecture  - Imagem 9 de 10
Planta - Térreo
Pavilhão Xilema / Kéré Architecture  - Imagem 7 de 10
© Iwan Baan

No pavilhão, os raios de sol penetram entre os elementos verticais, criando um jogo de luz e sombra que atinge suavemente os assentos internos de formato orgânico, e a plataforma circular de concreto polido. A complexidade espacial dos assentos enfatiza as vistas deslumbrantes da paisagem, através de posicionamentos estratégicos e incentiva diferentes apropriações pelo visitante, que é convidado a utilizá-los conforme desejar. Através da exploração, o usuário pode, de fato, descobrir as diferentes configurações espaciais do pavilhão, reunir-se em pequenos grupos ou conversar entre amigos, deitar e apreciar as românticas vistas com sua companhia, ou sentar e meditar sozinho em sua visita ao Art Center.

Pavilhão Xilema / Kéré Architecture  - Imagem 10 de 10
Corte

Xilema recebe visitantes e toda a comunidade das redondezas do Tippet Rise Art Center. A obra enfatiza a ligação única entre Montana e Burkina Faso, uma vez que foi construída em paralelo com a escola secundária Naaba Belem Goumma, em Gando, lar de Francis Kére em Burkina Faso e dedicado ao pai de Francis, que será aberto para as crianças da área vizinha à savana de Burkinabé.

Pavilhão Xilema / Kéré Architecture  - Imagem 6 de 10
© Iwan Baan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:96 S Grove Creek Rd, Fishtail, MT 59028, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Xilema / Kéré Architecture " [Xylem Pavilion / Kéré Architecture ] 20 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922819/pavilhao-xilema-kere-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.