Crianças ajudam a projetar e construir primeiro Maker Lab da Inglaterra

Crianças ajudam a projetar e construir primeiro Maker Lab da Inglaterra  - Mais Imagens+ 8

Talvez estejamos vivendo o auge da cultura 'Do It Yoursef'. Projetos são compartilhados pela internet de forma rápida e transparente, estruturas, objetos e equipamentos podem ser montados, fabricados ou construídos em qualquer um dos milhares de ateliês e oficinas públicas espalhadas pelos quatro cantos do mundo. Em Londres, mais de cem alunos de escolas primárias da cidade participaram ativamente do projeto e construção do primeiro Mega Laboratório de Makers da capital britânica, instalado em uma antiga sede do corpo de bombeiros da cidade. Localizado no sul de Londres, o projeto foi idealizado pelo Institute of Imagination (iOi) e desenvolvido em parceria com os arquitetos e educadores, MATT+FIONA - contando com a colaboração dos designers Jestico + Whiles. Neste projeto participativo, as crianças tiveram uma ideia: o laboratório deveria funcionar como uma espécie de percurso educativo, capaz de estimular a imaginação dos jovens criadores.

© French & Tye

Alunos de sete a onze anos de idade foram convidados à integrar a equipe de projeto e construção. Crianças das escolas primárias de Marlborough, Loughborough e Heathbrook acudiram ao chamado e se juntaram a uma experiente equipe de arquitetos, designers e construtores: nascia ali o maior laboratório de Makers do Reino Unido, o Mega Maker Lab. Matthew Springett e Fiona MacDonald, co-fundadores do MATT+FIONA não escondem seu entusiasmo com o projeto: “Esta é a nossa maior e mais ambiciosa empreitada até agora. Como nós, o Institute of Imagination acredita que, todas as crianças tem o direito de aprender, transformando ideias em realidade. Nós devemos proporcionar aos nossos jovens a oportunidade para que eles possam desenvolver a sua criatividade e assim, transformar o mundo. É maravilhoso ver como projetos deste tipo são capazes de unir nossos jovens e nossas comunidades.”

© Peter Savage
© Mark Mercer

Como a equipe explica, crianças e markers são convidados a participar deste percurso interativo em busca de respostas para as dezenas de desafios que foram estabelecidos, ou para aqueles que eles mesmos podem definir. Um espaço fechado de "ideias", como uma sala secreta de reuniões, foi criado para que as crianças possam se encontrar e compartilhar suas ideias, longe da área de produção propriamente dita. Ferramentas e mesas de trabalho permitem que jovens designers desenvolvam seus próprios projetos criativos. Há também uma arena de testes, onde cada inventor pode testar as suas próprias criações. Gareth Binns, diretor executivo do Institute of Imagination, disse que “o projeto tem como principal objetivo fomentar a criatividade das crianças e jovens, proporcionando um ambiente seguro para que eles possam se desenvolver e compartilhar suas ideias.”

© Peter Savage
© French & Tye

O Mega Maker Lab foi concebido como um percurso educativo-interativo, uma paisagem dinâmica onde as crianças podem explorar e descobrir seus próprios caminhos. Uma série de plataformas e mesas oferecem postos de trabalho em diferentes alturas para a melhor comodidade dos usuários. Elementos suspensos podem ser ajustados através de um sistema de polias para melhor adaptar o espaço de acordo com os diferentes usuários e atividades do laboratório. Todos os elementos móveis e instalações foram desenvolvidos e fabricados pelas crianças nas oficinas do Maga Maker Lab.

© Peter Savage

O Mega Maker Lab estará aberto ao público durante todo o mês de agosto, de terça à domingo das 10h às 17h. A experiência foi pensada para grupos de alunos e familias com crianças de 5 a 12 anos.

Via MATT+FIONA

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Crianças ajudam a projetar e construir primeiro Maker Lab da Inglaterra " [School Children Design and Build London's First Mega Maker Lab in Former Fire Station] 14 Ago 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922810/criancas-ajudam-a-projetar-e-construir-primeiro-maker-lab-da-inglaterra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.