Refúgio do Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo

Refúgio do Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - JanelaRefúgio do Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Mesa, Cadeira, Viga, Cama, DormitórioRefúgio do Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - JanelaRefúgio do Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Mesa, Janela, Cama, Dormitório, VigaRefúgio do Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Mais Imagens+ 10

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Berneck, Blue Glass, Duraflor Nature, Gerdal, Madeiras Monte Claro
  • Outros Participantes: Márcio Vecchi (Gerente do Hotel Fazenda Cainã)
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Refúgio do Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Janela
© Sergio Mendonça Jr.

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Refúgio do Purunã está localizado no município de Balsa Nova aos pés da Escapa Denoviana, uma falha geográfica que separa o primeiro planalto paranaense do segundo planalto. Sua vista privilegiada contempla tanto o meio urbano - cidades de Campo Largo e Curitiba - quanto a natureza da mata atlântica e da Serra do Mar paranaenses. O refúgio encontra-se protegido à oeste por um bosque de mata nativa e abre-se à leste e ao norte para a vista panorâmica da natureza brasileira.

Refúgio do Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Janela
© Sergio Mendonça Jr.

O conceito do projeto foi o de agrupar os universos essenciais da vida humana – comer, dormir, higienizar, trabalhar e socializar em um espaço com cerca de 50m2 com o maior contato possível com a paisagem natural ao redor. Assim, o ambiente interno se relaciona com a natureza abrindo seus espaços sociais para o exterior e protegendo seus espaços íntimos num jogo de cheios e vazios.

Refúgio do Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Imagem 11 de 15
Planta
Refúgio do Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Imagem 12 de 15
Elevação Leste

Solto cerca de 3 metros do solo, o refúgio possui como estrutura principal um container de 12 metros de comprimento, e como estruturas secundárias duas caixas metálicas revestidas por planos de vidros e gesso acartonado. A caixa de vidro de maior dimensão é ocupada internamente pela área social e pela área de trabalho. Já a caixa de vidro menor é destinada para a cozinha da habitação. E é nessa cozinha que o espaço interior toca literalmente nas folhagens da mata nativa do bosque. No espaço do container, além do espaço para dormir, inclui-se também o hall de entrada e a sala de banho equipada com uma banheira de imersão.

Refúgio do Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Mesa, Janela, Cama, Dormitório, Viga
© Sergio Mendonça Jr.
Refúgio do Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Janela
© Sergio Mendonça Jr.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Estr. da Lage, 5000, Balsa Nova - PR, 83670-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio do Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo" 10 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922778/refugio-do-puruna-bruno-zaitter-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.