Estúdio Módulo vence concurso para a nova sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba

O Estúdio Módulo de Arquitetura, escritório liderado por Marcus Vinicius Damon e Guilherme Bravin, venceu o concurso para a nova sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS). Conheça, a seguir, a proposta, acompanhada pelo memorial do projeto.

Do escritório: A Nova Sede do AEAS busca traduzir através do partido arquitetônico a missão da instituição de desenvolver e difundir conhecimento científico. O desenho pretende equilibrar a sensação da escala monumental, da escala urbana e da escala humana. A obra pretende ser um local para experiências técnicas e de materialidades, de modo a ser ela mesma a exposição permanente das soluções estudadas e aplicadas.

Acesso. Image Cortesia de Estúdio Módulo

A implantação considera a construção em fases. O Edifício Sede será implantado paralelamente à avenida. Dessa forma, a via pública sempre terá a percepção da condição plena do complexo, mesmo sem a finalização do auditório e da torre, que ocuparão o miolo da quadra.

A escala do pedestre é respeitada através da composição dos volumes e do posicionamento do bloco horizontal voltado para a avenida e do bloco vertical recuado, sem agredir a escala pública.

Fundos. Image Cortesia de Estúdio Módulo

A Sede é organizada em três etapas: barra, esplanada e base. A barra, em estrutura metálica apoiada em pilares de concreto, flutua sobre o espelho d’água e organiza de forma racional os ambientes de trabalho. Na cota da cidade, a esplanada busca o visitante desde a calçada para um caminhar linear e direto, sem deixar de lado as sensações promovidas pelo percurso, que corta o espelho d’água e oferece visuais generosas. A vista para a cidade e para o Morro Ipanema se mantém pública. A base, em concreto, acolhe ambientes mais fechados, mas sempre articulados por pátios e vazios.

Café. Image Cortesia de Estúdio Módulo

O átrio central articula as circulações. A partir do térreo, o visitante nota os programas dos níveis inferiores e superiores. Externamente, a barra se fecha em painéis de vidro e tem como proteção solar uma tela tensionada composta por poliéster e PVC, material que remete à história de Sorocaba como polo da indústria têxtil.

Vazio central. Image Cortesia de Estúdio Módulo

Ficha Técnica

  • Autoria: Marcus Vinicius Damon (arquiteto responsável) e Guilherme Bravin
  • Colaboradores: Andressa Diniz, Erica Tomasoni, Lucas Zabeu Cunha, Vitoria Hassuani
  • Local: Sorocaba - SP
  • Data: Maio-Junho de 2019
  • Organização e promoção: Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba

Texto enviado pelos autores do projeto.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Estúdio Módulo vence concurso para a nova sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba" 09 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922777/estudio-modulo-vence-concurso-para-a-nova-sede-da-associacao-de-engenheiros-e-arquitetos-de-sorocaba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.