Escola modular pré-fabricada em madeira do gmp Architects será inaugurada em Frankfurt

Escola modular pré-fabricada em madeira do gmp Architects será inaugurada em Frankfurt - Mais Imagens+ 2

Construções em sistemas pré-fabricados de madeira estão se tornando cada vez mais atraentes. Mais e mais escritórios de arquitetura estão aderindo a esta nova tendencia que está revolucionando a industria da construção civil, como é o caso do gmp Architects. O escritório alemão com sede em Hamburgo é o responsável pelo projeto do Centro Educacional Miquelallee, que está sendo construído em Frankfurt, na Alemanha. Concebido inteiramente com módulos pré-fabricados de madeira, o projeto do centro educacional está muito perto de ser concluído. A opção por este sistema modular pré-fabricado se deve a inúmeros fatores, da sustentabilidade à rapidez de implantação. O fato é que o número de alunos da escola em Frankfurt tem crescido constantemente, forçando a instituição à expandir sua estrutura imediatamente. Por isso, o escritório decidiu desenvolver um projeto que pudesse ser facilmente construído e futuramente desmontado, para então ser reconstruído em outro local conforme as necessidades da instituição.

Cortesia de gmp Architekten

Como bem colocam os arquitetos do gmp, a cidade de Frankfurt tem incentivado o desenvolvimento de projetos de construção em madeira, uma solução rápida, ambientalmente correta e de alta qualidade. Além disso, o sistema modular pré-fabricado é capaz de reduzir o tempo de construção em até 60% em comparação à métodos mais convencionais. Neste projeto em Frankfurt, por exemplo, todo o planejamento começou à apenas 24 meses, ou seja, dois anos atrás. Ao longo deste período, o projeto foi desenvolvido, a estrutura pré-fabricada, transportada para o local e finalmente, instalada. A cerimônia de inauguração foi realizada ainda no canteiro de obras, uma vez que a escola já deve começar a operar dentro dos próximos meses, inaugurando o calendário acadêmico 2019/20. A Holzhausenschule e o Ginásio Adorno - uma escola de ensino médio e uma de ensino fundamental, respectivamente - irão dividir a estrutura de madeira concebida e construída pelos arquitetos do gmp, um edifício composto por mais de 350 módulos pré-fabricados inteiramente em madeira.

© Marcus Bredt

As duas instituições - simetricamente projetadas - foram implantadas em um grande bloco norte-sul com dois jardins interiores, com a escola de ensino médio à leste e a escola de ensino fundamental à oeste. Ambas estruturas compartilham os mesmos escritórios administrativos, localizados no térreo da ala central que divide o grande pátio da escola. Os acessos encontram-se junto a fachada norte do edifício, encaminhando os alunos até o principal núcleo de circulação, responsável por conectar todas as áreas do programa da escola. Conforme solicitado pelo cliente, espera-se que o edifício seja utilizado temporariamente por um período de cinco a dez anos, até que a expansão permanente da escola seja concluída. Embora concebido apenas como uma estrutura temporária, o edifício da escola atende aos mais altos padrões de energia: o consumo previsto é de até 30% abaixo dos valores prescritos pela atual Portaria de Economia de Energia da Alemanha (EnEV).

© Marcus Bredt
Cortesia de gmp Architekten

Com a implantação norte-sul, todas as salas de aula encontram-se orientadas para as áreas mais tranquilas do campus, localizadas à leste e oeste, e também para os  pátios internos, que passam a ser o principal espaço de encontro e socialização - conectando-se plenamente no nível térreo do edifício. Formalmente, a madeira dá ao edifício uma aparência natural, complementada por uma profusão de diferentes cores de pisos que mudam de andar para andar, facilitando assim a orientação dos alunos e a identificação com o novo edifício da escola.

Projeto Volkwin Marg e Hubert Nienhoff com Bernd Gossmann e Markus Pfisterer
Líder de projeto Bernd Gossmann, Markus Pfisterer
Equipe de projeto Martin Hakiel, Kseniia Riabchenko, Stefan Both, Meiyan Wong, Dina Fahim, Haian Zouabi, Eleonora La Mantia, Elvira Perfetto, Anna Bogucka, Mohammed El Soudani, Sophie-Charlotte Altrock
Fabricação dos módulos ERNE AG Holzbau, Laufenburg, Suíça
Engenharia/ Física da construção Werner Sobek Frankfurt
Complementares WPW, Saarbrücken
Segurança contra incêndio Wagner Zeitter Bauingenieure, Wiesbaden
Paisagismo Pfrommer + Röder, Stuttgart
Cliente Prefeitura de Frankfurt am Main

Via gmp Architects

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Escola modular pré-fabricada em madeira do gmp Architects será inaugurada em Frankfurt" [Modular Timber School by gmp Architects Tops Out in Frankfurt] 12 Ago 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922759/escola-modular-pre-fabricada-em-madeira-do-gmp-architects-sera-inaugurada-em-frankfurt> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.