Nova Prefeitura de Nancagua / Beals Lyon Arquitectos

Nova Prefeitura de Nancagua / Beals Lyon Arquitectos - Mais Imagens+ 15

Nancagua, Chile
  • Arquitetos: Beals Lyon Arquitectos; Beals Lyon Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Felipe Fontecilla
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cordova
  • Equipe De Projeto: Philip Zurman, Alessandra Dal Mos, Claudio Viñuela, Daniel Iragüen
  • Clientes: Municipalidad de Nancagua
  • Engenharia: B y B Ingeniería
  • Paisagismo: Beals Lyon Arquitectos
  • Metragem Adicional: 4.500 m2 de praça pública
  • Arquitetos Responsáveis: Loreto Lyon, Alejandro Beals
  • Cidade: Nancagua
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Felipe Fontecilla

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Prefeitura de Nancagua, uma pequena cidade rural da zona central do Chile, pretende transformar-se em um espaço público notável dentro da cidade, capaz de abrigar plenamente uma diversidade de atos cívicos. Ao mesmo tempo, dada sua proximidade ao antigo e ignorado Parque Municipal e a outros edifícios de interesse histórico, sua implantação aposta por uma reativação e valorização do patrimônio local, tanto construído, quanto natural. Resultado de um concurso público, o projeto focaliza, assim, não na construção de um volume, mas na criação de um vazio público memorável que conecte de forma efetiva a cidade com o parque que se encontrava até então em estado de abandono.

© Felipe Fontecilla
Planta - Térreo
© Felipe Fontecilla

Assim como acontece em outros espaços com grande vocação cívica, como a ágora de Assos na Grécia, ou a Praça de San Marco em Veneza, privilegia-se a construção do vazio em relação à construção de edifícios isolados. Espaços com alta vocação pública, onde se cria e se "carrega" um vazio de forma que ele se transforme em um catalizador da vida pública. Para alcançar esses objetivos, propusemos uma praça pública que vincula a cidade com o parque, limitada em seus lados maiores (norte e sul) pelo novo edifício municipal. Este novo espaço público, inexistente na encomenda do concurso, se transforma no centro do projeto. Um vazio urbano que permite uma ampla gama de situações e eventos, sejam individuais ou coletivos.

© Felipe Fontecilla

O projeto constrói uma passagem entre os outros dois extremos que enfrentam situações claramente diferentes, reagindo de maneira diversa a cada uma delas: para a rua, constrói um vazio em esquina que conecta com a cidade, enquanto no interior da quadra, se vincula com o parque através de um pórtico e escadarias lineares que se levantam sobre o nível do terreno. Estes dois limiares funcionam de maneira conjunta, conectando de forma efetiva a cidade com o parque em uma sequência gradual e contínua. Dessa forma, se espera reverter a sensação de esquecimento do parque centenário, fazendo com que ele apareça e aproximando-o da cidade.

© Felipe Fontecilla

Galerias transformadas em uma colunata regular, que devem suas medidas e materialidade às galerias do que fora o antigo casarão do parque, e que serviram anteriormente como prefeitura, são o que define e unifica este espaço público central. Ao mesmo tempo, embora em uma escala menor - mais doméstica, por assim dizer - é nessas galerias onde acontecerá grande parte da vida cotidiana no lugar, ocultando tudo o que possa acontecer de imprevisível ou incontrolável no edifício por trás.

© Felipe Fontecilla
Cortes
© Felipe Fontecilla

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nancagua, Região Libertador Gral. Bernardo O’Higgins, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Nova Prefeitura de Nancagua / Beals Lyon Arquitectos" [Nueva Municipalidad de Nancagua / Beals Lyon Arquitectos] 18 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922700/nova-prefeitura-de-nancagua-beals-lyon-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.