HPP Architekten projeta edifício de escritórios com estrutura híbrida de madeira em Düsseldorf

O escritório de arquitetura e design alemão, HPP Architekten, desenvolveu um projeto de edifício de escritorios em estrutra híbrida de madeira, o qual deverá ser construído no centro de Düsseldorf, às margens do rio que dá nome à cidade. Inspirado pelos princípios de design circular cradle to cradle, ou "do berço ao berço", o projeto tem como principal objetivo divulgar e promover conceitos de economia circular, apontando soluções prática - e viáveis - que poderão ser incorporadas pela indústria da construção civil no futuro próximo. Trabalhando em parceria com os empreendedores da INTERBODEN, os arquitetos procuraram desenvolver um projeto onde todos os componentes e elementos construtivos poderiam ser reciclados após o uso, minimizando a quantidade de materiais não recicláveis e consequentemente, as emissões de CO2 durante a construção e ciclo de vida do edifício.

HPP Architekten projeta edifício de escritórios com estrutura híbrida de madeira em Düsseldorf - Mais Imagens+ 2

The Cradle. Imagem Cortesia de HPP Architekten

Implantado na Speditionstrasse n.2, junto ao renovado porto de Düsseldorf - o Media Harbour-, o novo edifício de escritórios foi concebido considerado o seu ciclo de vida, no qual os materiais foram selecionados para serem utilizados e reutilizados ao final deste ciclo. O subsolo, o núcleo rígido e o pavimento térreo foram concebidos em estrutura de concreto, enquanto os demais pavimentos apresentam uma estrutura híbrida, leve e pré-fabricada em madeira e concreto. Uma das características mais marcantes do edifício é a estrutra de madeira da fachada, definida por linhas de força inclinadas. Estes elementos triangulares servem à várias funções: estrutural, sombreamento e ventilação natural, assim como assumem a forma de varandas desde onde é possível observar a paisagem do Media Harbour. Além desta estrutura periférica, todo o edifício foi concebido em um híbrido de concreto e madeira. Isto significa que vários dos elementos construtivos, tais como forros e painéis de fechamento em madeira, encontram-se reversivelmente conectados à uma estrutura complementar de concreto.

The Cradle. Imagem Cortesia de HPP Architekten

The Cradle, como foi chamado pelos arquitetos, não foi concebido apenas como um projeto piloto para o Media Harbour de Düsseldorf, diz Gerhard G. Feldmeyer, sócio e arquiteto da HPP Architects: "Este projeto foi desenvolvido de acordo com os princípios de economia circular, um edifício que pretende mostrar à comunidade de arquitetos e a industria da construção que é possível fazer boa arquitetura em um contexto de desenvolvimento urbano sustentável. O reconhecimento que este edifício já alcançou, ainda em fase de projeto, nos incentiva ainda mais a seguir trabalhando para que ele se torne realidade." The Cradle foi projetado para agregar valor não apenas ao Media Harbour, mas principalmente para seus usuários e para o meio ambiente através da reciclagem e da economia circular. Além disso, o edifício proporcionará novos usos, atividades e serviços aos usuários e moradores do bairro transformando-se em um novo hub de mobilidade urbana, fornecendo instalações que favorecem o uso compartilhado de veículos e bicicletas.

A construção do The Cradle está programada para ser concluída em 2021.

Via HPP Architekten

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "HPP Architekten projeta edifício de escritórios com estrutura híbrida de madeira em Düsseldorf" [HPP Architekten Designs Düsseldorf's First Hybrid Timber Office Building in Germany] 10 Ago 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922578/hpp-architekten-projeta-edificio-de-escritorios-com-estrutura-hibrida-de-madeira-em-dusseldorf> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.