Reforma do Edifício de Escritórios Jing'an / ArchUnits

Reforma do Edifício de Escritórios Jing'an / ArchUnits - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: ArchUnits; ArchUnits
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Shengliang Su
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dulux, Opple, YunJiu
  • Equipe: Shuojiong Zhang, Chenhao Ni, Lin Liu, Siyu Zheng
  • Estrutura E Instalações: Shanghai AJ Architect & Engineer Ltd.
  • Iluminação: Chenlu Zhang
  • Cliente: Hao Capital
  • Cidade: Jing'an
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Exterior. Imagem de © Shengliang Su

Descrição enviada pela equipe de projeto. O ArchUnits, novo escritório de arquitetura de Xangai, concluiu recentemente a reforma de um edifício de escritórios perto do Templo Jing'an. O edifício original, construído em 1990 e repleto de salas de pequenos escritórios, foi transformado em um novo tipo de comunidade de escritório, mais amplo e que valoriza a comunicação e o compartilhamento.

Exterior. Imagem de © Shengliang Su

O edifício está localizado na antiga área de concessão de Xangai. Não é um edifício histórico em si, mas é cercado por uma profusão selvagem de árvores de cânfora e casas tradicionais. Devido às restrições de reforma perto da área histórica, a altura original, o contorno do edifício e a estrutura principal são mantidos estrategicamente intocados. Um grande muro de concreto de frente para Huashan Road é o ponto mais alto do edifício original, e foi considerado como o símbolo deste edifício. A parede alta é retida e se torna o ponto de partida do projeto.

Edifício original. Imagem de © Shengliang Su

A partir do muro alto, o ArchUnits reformulou a relação morfológica da fachada com alguma superfície curva em locais fundamentais, de forma a atenuar o limite rígido original do edifício e suavizar a percepção visual do volume. Isso faz com que o edifício tenha uma presença mais suave no bairro histórico ao redor.

Exterior. Imagem de © Shengliang Su

A camada de transparência da fachada é ainda mais enriquecida: a parede alta é sólida. A lamela vertical atua como brise para o oeste, proporcionando um ambiente de luz mais uniforme para o interior do escritório. Um intervalo curvo e transparente é criado entre a parede e a lamela, correspondendo ao átrio interior, trazendo luz do sol e as sombras das árvores para dentro. A permeabilidade da fachada torna o edifício menos volumétrico, aliviando assim a pressão sobre as suas casas vizinhas.

Exterior. Imagem de © Shengliang Su

Para a reforma do espaço interno, o ArchUnits fez principalmente subtrações. O uso restrito de materiais e sua escala mais concisa acentuam a qualidade espacial do átrio que passa por quatro pavimentos. Este espaço também reflete na fachada externa, criando uma íntima correlação interna e externa. É o pequeno mas verdadeiro centro do espaço, onde as pessoas, a luz do sol, o ar e a comunicação interagem intimamente entre si.

Interior. Imagem de © Shengliang Su
Interior. Imagem de © Shengliang Su

Como um espaço central, um ponto focal é necessário para o átrio. A escada é oferecida para desempenhar um papel como uma instalação espacial única. A nova escadaria paira de andar em andar, criando um percurso e uma experiência exclusiva, atraindo mais pessoas para usar o átrio e aumentando a densidade de comunicação.

Interior. Imagem de © Shengliang Su
Interior. Imagem de © Shengliang Su

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Huashan Road, Jing'an District, Shanghai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma do Edifício de Escritórios Jing'an / ArchUnits" [Renovation of Jing’an Business Building / ArchUnits] 19 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922564/reforma-do-edificio-de-escritorios-jingan-archunits> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.